quarta-feira, 17 de junho de 2015

Opinião - A Última Dança de Charlot

Ficha Técnica:
Autor: Fabio Stassi
Título Original: L'ultimo ballo di Charlot
Páginas: 256
Editor: Bertrand
ISBN: 9789722529600
Tradutor: Simonetta Neto

Sinopse:
Tal como uma vidente previu, na noite de Natal dos seus 82 anos, a morte vai ao encontro de Charlie Chaplin para o levar consigo. Mas o seu filho mais novo, Christopher, ainda é muito pequeno e o ator quer vê-lo crescer mais um pouco. Faz então um pacto com a Morte: se conseguir fazê-la rir, viverá mais um ano.
Na sua longa carta de despedida ao filho, enquanto espera por mais um Natal, Chaplin vai contando a surpreendente história da sua vida e das figuras improváveis com quem se cruzou.
Das suas origens humildes em Londres, passando pelo abandono do pai, a doença mental da mãe, o primeiro emprego no circo até à chegada à América. Ardina, tipógrafo, pugilista, realizador de cinema, cada passo contribui para o nascimento de Charlot.

Opinião:
Este livro conta-nos a história de Charlot, o seu percurso desde que nasceu até que a morte o foi buscar. Contudo esta não é uma história real, biográfica. A verdade é que grande parte dos factos que nos são apresentados são inventados pelo autor, ou são trazidos de outros livros, tal como o próprio autor indica na nota final do livro.

Charlot sempre foi uma personagem que cativou o público, e apesar dos anos passados ainda muitos o recordam e idolatram por aquilo que ele representou e representa no desenvolvimento do cinema. Apesar de não conhecer a sua história real, é fácil de sentir que aquele poderia ter sido realmente o percurso deste personagem. O pouco que me lembro de ver deste personagem no ecrã adequa-se perfeitamente ao tom que o autor deu à história.

E mais que os acontecimentos é o tom da história e a maneira como Charlot lida com as situações que lhe vão aparecendo que cativa. Não posso deixar de referir também os capítulos em que vemos as suas interacções com a morte. As suas tentativas infrutíferas de a fazer rir de modo a tentar ganhar mais tempo de vida, para depois sem querer a fazer rir com essa maleita que é a velhice.

No geral é um livro bem conseguido, que cativa o leitor tanto pela escrita como pelos acontecimentos que se vão proporcionando na vida do personagem, levando a que o mesmo cresça para se tornar no Charlie Chaplin que muitos de nós ainda recordam. É ainda um livro que me deixou curiosa por saber a verdadeira história deste personagem e de como se veio a transformar no que era.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

2 comentários:

  1. Olá Joana,
    Gostei muito da sinopse e da tua opinião, não conhecia este livro, mas fiquei deveras interessada.
    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla,
      É um livro engraçado, com acontecimentos inventados engraçados. Gostei principalmente da relação que Chaplin acaba por estabelecer com a morte até à altura em que aceita o que tem que ser. Se gostas deste tipo de livro aconselho. ;)
      Bjs

      Eliminar