quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Opinião - Amor Cruel

Ficha Técnica:
Autor: Colleen Hoover
Título Original: Ugly Love
Páginas: 288
Editor: Topseller
ISBN: 9789898800572
Tradutor: Duarte Sousa Tavares

Sinopse:
Tate é enfermeira e muda-se para São Francisco, para casa do irmão Corbin, para estudar e trabalhar. Miles é piloto-aviador e mora no mesmo prédio de Corbin. Depois de se conhecerem de forma atribulada, Tate e Miles acabam por se aproximar e dar início a uma relação exclusivamente física. Para que esta relação exista, Miles impõe a Tate duas regras:

«Não faças perguntas sobre o meu passado. Não esperes um futuro.»

Tate aceita o desafio de manter uma relação distante, sem nenhum compromisso, nem sequer o da amizade. A relação alimenta-se assim da atração mútua entre os dois.

Miles nunca fala de si nem do seu passado, e comporta-se perante Tate de acordo com as regras que ele definiu. Será Miles capaz de desvendar o que se esconde por detrás desta necessidade tão grande de se distanciar emocionalmente dos outros?

E poderá algo tão cruel transformar-se numa relação bonita e duradoura?

Opinião:
Eu tentei. Eu juro que tentei gostar e perceber o porquê de tanta gente ser completamente alucinada por este livro. Contudo não consegui.

Neste livro são-nos apresentados Tate e Miles. Tate é uma rapariga que está a começar o mestrado de enfermeira anestesista e Miles é piloto de aviões tal como o irmão de Tate, Corbin, com quem ela actualmente está a viver. 

Não consegui gostar de nenhum personagem por aí além. A Tate é alguém aplicada e inteligente, mas quando se trata do Miles a inteligência dela foge toda não sei para onde. Sim, é preciso ter coragem para nos metermos numa situação que vai dar asneira e tentar tirar o melhor proveito das poucas coisas boas que essa situação nos pode trazer. Mas ao mesmo tempo é completamente idiota continuarmos a insistir em algo que vê-mos já não nos trazer quase nenhuma felicidade, mas apenas dores de cabeça. Ainda podia ter sentido se a Tate lutasse para que as coisas melhorassem, mas a verdade é que ela acaba por se submeter completamente àquilo que o Miles quer e ir na onde dele. Não senti que ela realmente estivesse a lutar pela relação de ambos.

Quanto ao Miles, é um bocado irritante ao início, mas aos poucos até comecei a gostar minimamente dele. Há atitudes dele ao longo do livro que são justificadas com os acontecimentos traumáticos da sua vida, e aos poucos começamos a vê-lo libertar-se desses traumas e a começar a abrir-se com a Tate. Contudo na cabeça do Miles ele não merece ser feliz e não consegue amar mais ninguém e por isso está constantemente a lutar contra aquilo que sente e acaba por magoar a Tate sucessivamente. Houve alturas em que pensei: "Já chega não?", afinal por muito grande que seja a dor uma pessoa aprende a viver com ela e a superá-la. Só alguém muito idiota e com uma auto-estima bastante baixa é que continua a viver voluntariamente com a dor.

Há que dizer também que me irritou solenemente o facto de a Tate ser tão obcecada com o Miles quando ainda nem se conheciam. Compreendo que quando nos sentimos atraídos por uma pessoa ela pareça ocupar bastante do nosso espaço pessoal. Mas não consigo perceber como é que podemos pensar nessa pessoa dia e noite quando ainda por cima mal a vê-mos. E se por um lado notei uma evolução dos sentimentos do Miles para com a Tate a verdade é que não senti isso da parte dela. Sendo que visto os capítulos do presente serem do ponto de vista dela tal deveria ter acontecido.

Por falar em capítulos. Detestei os capítulos do Miles. Extremamente irritantes, lentos e pirosos. E isto só a escrita, porque a "formatação" que essa escrita levou fez com que me apetecesse arrancar os olhos com uma colher. Estar a ler algo extremamente piroso e a formatação do texto tentar ir de acordo com a piroseira que estamos a ler é simplesmente intragável.

Ainda podia tentar virar-me para as cenas sexuais a ver se me safava, mas nem isso salva o livro. Os personagens secundários? Existem alguns interessantes, mas são pouco desenvolvidos e acabam por não contribuir assim tanto para o livro. Tirando o Comandante. As cenas com esse senhor são sempre dignas de serem lidas com bastante atenção.

Houve alguns momentos mais emocionais e tocantes, mas não foram o suficiente para me fazer mudar a opinião com que fiquei do livro. Que é uma opinião bastante fraca.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

2 comentários:

  1. É bom saber que não sou a única a não entender a razão deste livro ser tão elogiado... Nada de novo, personagens fracas e história fraca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu acho que tem um pouco a ver com o tipo de leituras a que estamos habituadas. Acho que de certa forma somos um pouco mais exigentes.

      Eliminar