sábado, 22 de abril de 2017

Opinião - Blood of Tyrants

Ficha Técnica:
Autor: Naomi Novik
Série: Temeraire, #8
Páginas: 486
Editor: Del Rey
ISBN: 0345522907

Sinopse:
Naomi Novik’s beloved Temeraire series, a brilliant combination of fantasy and history that reimagines the Napoleonic wars as fought with the aid of intelligent dragons, is a twenty-first-century classic.

Shipwrecked and cast ashore in Japan with no memory of Temeraire or his own experiences as an English aviator, Laurence finds himself tangled in deadly political intrigues that threaten not only his own life but England’s already precarious position in the Far East. Age-old enmities and suspicions have turned the entire region into a powder keg ready to erupt at the slightest spark – a spark that Laurence and Temeraire may unwittingly provide, leaving Britain faced with new enemies just when they most desperately need allies instead.

For to the west, another, wider conflagration looms. Napoleon has turned on his former ally, the emperor Alexander of Russia, and is even now leading the largest army the world has ever seen to add that country to his list of conquests. It is there, outside the gates of Moscow, that a reunited Laurence and Temeraire – along with some unexpected allies and old friends – will face their ultimate challenge . . . and learn whether or not there are stronger ties than memory.

Opinião:
Demorei imenso tempo a começar a ler este livro. Mas mais uma vez assim que comecei não consegui parar. Tenho andado outra vez sem vontade de fazer nada, o que acaba por se reflectir nas minhas leituras. Ao menos quando começo a ler passa-me a preguiça e a coisa até corre bastante bem. O problema é mesmo começar. Mas pronto, neste momento está o livro lido e é isso o que é importante.

Continuamos a seguir a história de Laurence e Temeraire na sua luta contra o exército de Naoleão. Confesso que houve alguns pormenores dos quais já não me lembrava, o que ajudou a que o livro me surpreendesse pela positiva. Confesso que o livro também começou logo a grande velocidade, o que ajudou a que me mantivesse interessada durante toda a história.

A nível de qualidade o livro não difere muito dos anteriores, houve durante a série ali um ou dois livros em que achei a história dos personagens deficiente e os acontecimentos aborrecidos, mas ultimamente isso não se tem verificado. Têm existido adições constantes de personagens interessantes que vêm dar novo vigor à história. Ao mesmo tempo os personagens que basicamente nos acompanham durante o início também vão passando por situações que os transformam. Por exemplo neste livro, Laurence perde a memória dos últimos 8 anos, mas existem certas coisas que permanecem com ele involuntariamente. O amor e respeito que sente pelo Temeraire e pelas pessoas que estão à sua guarda, a sua maneira de pensar. São coisas que estão profundamente enraizadas nele e que apesar de ele não as conseguir explicar, o que o torna algo apreensivo, existem de facto e ele não consegue fazer nada para as mudar.

Quanto ao rumo da história, não sei o que vai sair dali, também porque não conheço propriamente o percurso da guerra. Mas deduzo que ainda venham por aí muitas surpresas e muitas delas não muito boas. Estou curiosa para saber que dragão vai ser o cruzamento entre o Temeraire e a Iskierka. Uma personalidade bem peculiar vai ter de certeza, mas será que vai herdar as capacidades da mãe ou do pai? Questões, questões...

A única coisa que não me agradou por aí além no livro foi a passagem da parte I para a parte II. Achei um bocadinho atabalhoada e confusa. A parte II começa logo com algo estrondoso a acontecer e eu nem sequer consegui perceber de onde é que vieram aqueles acontecimentos, o que me deixou um pouco baralhada.

Fico então a aguardar a possibilidade de ler o último livro, espero que seja pelo menos ao nível deste para que a série possa acabar em beleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário