segunda-feira, 15 de julho de 2013

Opinião - A Dança dos Dragões/Os Reinos do Caos


Ficha Técnica:
Autor: George R. R. Martin
Título Original: A Dance With Dragons
Páginas: 571/604
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896373689/9789896373979
Tradutor: Jorge Candeias

Sinopse:
O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?


O Inverno aproxima-se de um mundo mergulhado no caos. No Norte dos Sete Reinos está iminente uma batalha decisiva pelo que resta do antigo domínio dos Stark. Ainda mais a Norte, Jon Snow luta por encontrar um equilíbrio entre as tradições da Patrulha da Noite e o que o seu instinto lhe diz ser o caminho correcto a seguir. A Sul, velhas alianças esperam o tempo certo para serem reveladas, enquanto os homens de ferro assolam os mares e as costas dos domínios Tyrell. Do outro lado do mar estreito, tudo converge para a Baía dos Escravos, onde Daenerys Targaryen tarda em ganhar a paz na inquieta cidade de Meereen. E os dragões? Qual será o seu papel no meio de tudo isto? Muitos estão certos de que a tão temida reconquista de Westeros está prestes a começar.

Opinião:
O tão aguardado A Dance With Dragons viu finalmente a luz a Julho de 2011, e as traduções portuguesas não se demoraram muito a seguir-se-lhe.  Apesar de ter adquirido os livros quando saíram na altura, aqui estou eu, quase dois anos depois a pegar neles. Porquê? Porque todo este tempo foi necessário para ganhar a coragem necessária para pegar neste livros que por um lado me poderiam fazer voltar a adorar As Crónicas de Gelo e Fogo, ou que me poderiam fazer perceber que realmente não havia possibilidade de me voltarem a cativar. Se estou arrependida de ter aguardado dois anos? Não. Era o tempo que precisava de dar a mim mesma para superar o quanto detestei os dois livros anteriores e poder voltar a apreciar Martin com o mesmo fervor do primeiro livro.

Poderia falar um pouco do que se passa nestes livros, mas o mais provável seria cair no erro de spoilar alguém. É difícil falar do livro em si sem que isto aconteça, pois são tantos acontecimentos, tantas personagens, tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo, que é difícil fazer um pequeno apanhado de tudo.

De uma forma geral, tal como aconteceu nos livros anteriores, Martin começa a arrumar o seu tabuleiro de cyvasse e a preparar a próxima jogada. Principalmente na primeira parte do livro, A Dança dos Dragões. A segunda parte do livro já começa a ter mais desenvolvimentos, mais acção. Temos as peças arrumadas e agora começamos a ver as jogadas. Muito acontece na segunda parte que são consequências das decisões de determinadas personagens na primeira parte, e apesar de não conseguirmos perceber propriamente qual será a próxima jogada de Martin, sentimos que algumas coisas começam a encaixar.

Sem sombra de dúvida que as perguntas que ficam por responder são mais que muitas e que cada vez temos mais.  Até porque Martin introduz novas personagens, algumas que já tínhamos ouvido falar e outras que constavam de algumas teorias. De algumas personagens só temos direito a um mísero POV e por isso a curiosidade de saber mais é tanta. Um dos melhores aspectos, foi sem dúvida matar as saudades (que nem sequer sabia que existiam) das minhas personagens preferidas, Arya, Jon, Tyrion, Jaime, Daenerys. E também conhecer novas personagens das quais sei que irei ter saudades.

Se valeu a pena a espera de 6 anos? Sim, valeu a pena pois fomos presenteados com algo único e magnífico. Se tiver que esperar mais 6 anos por um livro destes hei-de esperar. Martin é um autor que merece ser lido no seu melhor. Pois não há escrita, mundo ou personagens em Martin que possam ser apressadas, tudo precisa do seu tempo para ser trabalhado e nos chegar perfeito, como este A Dance With Dragons.

Sem comentários:

Enviar um comentário