terça-feira, 13 de agosto de 2013

Opinião - A Submissa

Ficha Técnica:
Autor: Tara Sue Me
Título Original: The Submissive
Páginas: 280
Editor: Lua de Papel
ISBN: 9789892324180
Tradutor: Carla Melo

Sinopse:
Até onde irias para viver uma fantasia? Abby tem uma fantasia secreta. Em Nova Iorque toda a gente sabe quem é Nathaniel West, o sedutor milionário que controla as West Industries. Mas poucos conhecem o seu segredo: ele é um dominador terrivelmente sexy, extremamente exigente. E procura uma nova submissa. Abby é uma bibliotecária, tem uma vida cinzenta, anseia por mais - todo um mundo de prazeres de que ouviu falar mas que nunca ousou experimentar. E tem uma dívida antiga para com Nathaniel, que ele próprio desconhece. Ela oferece-se a medo, promete satisfazer-lhe os mais recônditos desejos. E após um tórrido fim-de-semana a dois, Abby não tem dúvidas: quer mais, muito mais, nem que para isso tenha de se submeter às condições impostas pelo seu novo Mestre... Mas até onde será capaz de ir? Num jogo de paixão e poder, onde aos poucos o amor se insinua, Abby vê-se perante um dilema: face à frieza e distância de Nat, ela teme que o coração dele esteja fora do seu alcance - ou que o seu próprio coração esteja para sempre perdido. Muito antes de As Cinquenta Sombras de Grey, 8 milhões de leitoras ávidas devoraram a trilogia A Submissa, que continuará com O Dominador e A Iniciação.

Opinião:
Antes de mais não posso deixar de comentar a encadernação. Gostando-se ou não a verdade é que a editora tem sido original na apresentação dos seus livros, pelo menos na apresentação dos romances eróticos a que tenho conseguido deitar a mão. E querendo ou não, o que é fora do normal atrai sempre a atenção. E por falar em atrair a atenção, já não chega de se tentar vender livros baseando-se na etiqueta mencionando os livros de E. L. James? Será que já não é suficiente um livro ser bom para vender? É que ainda por cima o livro não tem nada a ver com as 50 sombras. Quer dizer, o início pode parecer um pouco semelhante em determinados aspectos como a situação do contrato e da alimentação. No entanto o livro tem também outras características semelhantes a outros livros que tenho lido. Neste caso não penso que seja falta de imaginação, mas sim o facto de que no mundo do BDSM há certos factores que são sempre recorrentes, e como se trata de um livro que inclui esse estilo de vida é normal que determinados assuntos sejam abordados.

O livro conta-nos a história de Abby e Nathaniel. Ela é uma rapariga que considera o seu mundo cinzento e não consegue encontrar satisfação com os seus parceiros e por isso decide que precisa de algo novo. E quem melhor se não Nathaniel para a levar a descobrir-se, tendo em conta que ela até tem um fraquinho por ele? Já ele é um homem sexy, inteligente e duro. Mas não é por isso que deixa de ser carinhoso. E pasmem-se alminhas! Ele não é controlador, maníaco e obsessivo! E posso garantir que esta particularidade é um ponto a favor da autora! Além de que a heroína também se sobressai por não ser propriamente devassa, mas também não ser propriamente inocente. Achei que as personalidades dos personagens se complementavam. Enquanto ela o ensinava o que é o amor, ele ensinava-a acerca do prazer.

Gostei da história que nos é apresentada, mas senti que o livro era pequeno. Com mais algumas páginas a autora poderia ter criado uma maior intimidade entre os protagonistas, mas também uma maior intimidade entre os protagonistas e os leitores. Havia certas passagens que aconteciam muito rápido, dando a sensação que o que se estava a passar era anti-natura, na medida em que sentíamos que seria necessário um maior desenvolvimento a nível da relação entre os protagonistas para se chegar àquele ponto. No entanto não foi por isto que deixei de me sentir próxima de Abby e Nathaniel, sendo que havia alturas em que ria com eles e outras em que as emoções eram tão fortes que ficava com os olhos marejados. As personagens secundárias estão bem conseguidas, sendo que a minha preferida é sem sombra de dúvida Elaina, a mulher do melhor amigo de Nathaniel.

Para finalizar posso dizer que não considero que o livro seja propriamente um romance erótico. Não sei, mas depois de tudo o que já li, não penso nele assim. Penso nele mais como um romance com algum sexo à mistura. O próximo livro irá apresentar-nos os acontecimentos de A Submissa do ponto de vista de Nathaniel, e não posso dizer que não me sinta curiosa para descortinar o que ia na cabeça daquele homem em determinadas situações que nos vão sendo apresentadas ao longo do livro. Em suma, uma leitura simples, não muito original, mas que no fim até é agradável.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário