terça-feira, 17 de setembro de 2013

Opinião - Destinos Cruzados

Ficha Técnica:
Autor: Melissa Hill
Título Original: The Charm Bracelet
Páginas: 416
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897260759
Tradutor: Raquel Dutra Lopes

Sinopse:
Holly O'Neill tem uma loja de roupas vintage, um filho de dez anos que ama e uma fada madrinha misteriosa que, a cada momento crucial da sua vida, tem um berloque para adicionar à sua pulseira, que assim se torna o seu bem mais precioso. Um dia, quando encontra a pulseira de outra pessoa num dos casacos da sua loja, sente que tem de a reunir com o seu proprietário. Greg é um corretor da bolsa e tem uma namorada perfeita com quem quer casar, mas decidiu deixar Wall Street para prosseguir a sua verdadeira paixão: a fotografia. Holly e Greg não se conhecem e não têm nada em comum. Vai ser precisa a magia de Nova Iorque, um pouco de sorte e outra pulseira da felicidade para os fazer encontrar...

Opinião:
Este livro apresenta-nos duas personagens principais, Holly e Greg. Holly é mãe solteira, trabalha naquilo que adora fazer e tem um filho que é a luz dos seus olhos. É uma pessoa bastante optimista e espontânea, com um grande coração que tenta sempre ser melhor e dar mais de si às pessoas. Já Greg tem um trabalho que detesta e estamos presentes quando ele dá os primeiros passos para mudar a sua vida. Tem uma namorada Karen, por quem está perdidamente apaixonado, contudo a sua razão de viver é mesmo a fotografia.

Sendo que Holly trabalha numa loja de roupa vintage um dia ao separar as roupas descobre uma pulseira de berloques, e é aí que tudo começa. Holly vai tentar a todo o custo devolver a pulseira ao legítimo dono, arrastando toda a gente à sua volta nesta demanda e levando cada pessoa a mostrar o melhor de si durante esta época natalícia. Gostei do modo como a autora nos vai apresentando as histórias de cada berloque de Holly, bem como dos berloques da pulseira mistério. Apesar de ser uma história engraçada, e de ter gostado dos desenvolvimentos e dos personagens apresentados enquanto Holly procurava o dono da pulseira, o que mais gostei foi de todo o amor presente nos acontecimentos que levaram a aquisição de um berloque, relativamente à pulseira mistério. É aquele tipo de amor com o qual a maior parte de nós sonha e gostava de encontrar, se não para si próprio pelo menos vê-lo acontecer a alguém. Este amor foi, sem dúvida, o que mais me cativou na história. Todo o cuidado, toda a atenção, a partilha e o próprio modo de se lidar com as privações do dia-a-dia foram coisas que me deixaram extremamente emocionada.

Infelizmente houve pequenos aspectos que me desiludiram e daí que sinta que poderia ter gostado mais do livro do que gostei. A proveniência da pulseira de pendentes é extremamente óbvia desde quase de início. Sabemos que ela terá que estar relacionada com Greg, mas o modo como está relacionada e a quem pertence poderia estar envolto num maior mistério de forma a deixar o leitor muito mais curioso. O facto de não ter conseguido criar uma grande empatia com os personagens principais também me deixou insatisfeita. Como é possível ter ficado rendida à mulher mistério da pulseira da qual apenas temos pequenos vislumbres, através das recordações, e através daquilo que pensam dela? A autora poderia ter-se esmerado por criar melhores personagens principais. Fiquei também bastante desiludida com a capa. É um livro de Natal, porque é que a capa há-de ter o aspecto de uma Primavera ou de um Verão? É simplesmente decepcionante! Além de que este seria um livro que teria muito mais impacto se lido durante a época Natalícia, essa altura o nosso espírito é sempre diferente.

Uma leitura agradável, da qual é fácil gostar, mas que no fim acaba por não ficar muito tempo na memória.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

1 comentário:

  1. ola!gostei muito de conhecer o teu cantinho, quando puderes visita: http://palavrassoltas-carol.blogspot.pt/
    obrigado

    ResponderEliminar