domingo, 22 de setembro de 2013

Opinião - A Menina Sem Nome

Ficha Técnica:
Autor: Marina Chapman
Título Original: The Girl With No Name: The Incredible True Story of a Child Raised by Monkeys
Páginas: 304
Editor: ASA
ISBN: 9789892323947
Tradutor: Isabel Alves

Sinopse:
Marina foi raptada de sua casa e abandonada na floresta colombiana. Ficou à mercê da vida selvagem. Tinha apenas quatro anos. Esta é a sua incrível história.
Entregue a si própria, Marina vagueou durante dias a chorar pela mãe. Como conseguiu uma criança de tenra idade sobreviver em condições tão hostis? A resposta desafia todas as nossas convicções: Marina foi "adotada" por uma família de macacos. Nos anos que se seguiram, eles seriam os seus guardiões. Com eles aprendeu a buscar alimentos, a proteger-se dos predadores e a viver em comunidade.

Quando foi encontrada, cinco anos depois, o seu estado era completamente selvagem. Arrancada à floresta por caçadores, foi vendida a um bordel onde sofreria maus tratos diários até ter a coragem de fugir. Encontrou refúgio nos meandros da selva urbana e no seio de um gangue de meninos da rua.
Mas a infância de Marina não tinha ainda terminado. De alguma forma, acabara de começar.
Um livro de memórias único e uma lição de vida inesquecível.
A forma como Marina foi acolhida pela família de macacos quando os seus semelhantes a trataram com tão imperdoável crueldade mostra-nos o quanto temos de aprender com os animais e é a derradeira prova da força do espírito humano.

Opinião:
Este não é um simples livro de histórias. É a história inusitada de alguém tão real como eu ou de outra pessoa qualquer. Marina foi raptada aos 5 anos e abandonada na selva, onde só foi capaz de sobreviver por ter sido adoptada por uma família de macacos. Mas esta não foi a única peripécia da sua vida. Muita coisa ainda aconteceu depois do seu abandono na vasta floresta colombiana.

A história de Marina é tocante, mas ao mesmo tempo é uma história que nos transmite força de modo a podermos enfrentar os nosso próprios receios. Uma criança que cresceu num meio selvagem, e que acaba por ser maltratada por praticamente toda a gente depois de ser resgatada tem tudo para se tornar numa pessoa completamente destrambelhada e cheia de maldade. No entanto não foi isso que aconteceu. Apesar de todas as adversidades esta criança conseguiu manter sempre alguma da sua inocência e a esperança de que algo melhor estava à sua espera. Nunca perdendo a esperança de que poderia vir a ser amada e construir uma família, tentou sempre tirar o melhor partido do pouco que tinha. Nem sempre foi fácil. Houve alturas em que teve que roubar, mas havia certos caminhos que apesar de não saber bem porquê tinha a noção de que não poderia percorrer.

Além de uma história de esperança é também uma história de superação. Desde tenra idade que vemos uma criança que aprende a ultrapassar todas as adversidade. Que é capaz de se adaptar às novas situações, principalmente pela sua capacidade de observação. O tempo que passou junto dos macacos lançou-lhe as bases para muitas situações da sua vida, pois as suas interacções eram, de certa forma, puras, e assim sendo havia sempre uma pequena comparação entre os hábitos e modos dos humanos com quem ia lidando e aquelas adoptadas pelos macacos. É engraçado ver como eles têm tantas características semelhantes connosco. É também gratificante ver que apesar de todo o mal que lhe aconteceu e de toda a gente se tentar aproveitar dela haver almas bondosas dispostas a estender-lhe a mão. Partes houve em que fiquei de tal forma emocionada que me vieram lágrimas aos olhos.

Um livro que merece ser lido pela força que transmite ao leitor e que nos mostra que há realmente pessoas capazes de superar todas as adversidades e serem recompensadas quando menos esperam.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário