segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Opinião - Contos Breves

Ficha Técnica:
Autor: Olinda P. Gil
Páginas: 103
ISBN: 9789892041

Sinopse:
Neste opúsculo estão reunidas pequenas narrativas inconscientes: digo isto porque na altura em que foram redigidas era tão jovem que nem sabia que estava a escrever um tipo específico de conto.

O conjunto daqui resultante é uma selecção e revisão de textos criados entre 1999 e 2007, período que corresponde, aproximadamente, à minha colaboração do DN Jovem (suplemento do Diário de Notícias direccionado para os jovens). Muitos dos textos aqui presentes foram lá publicados. Contudo, estão também incluídos alguns que estavam inacabados, tendo sido agora trabalhados.

Opinião:
Antes de mais tenho que agradecer à Olinda por esta oportunidade. Quando a vi a pedir Pre Advanced Readers para o seu livro de contos pensei, porque não? Nunca tinha feito nada semelhante e seria uma aventura interessante. Desde já pelo as minhas desculpas à autora e ao público em geral. Esta opinião deveria ter sido publicada antes de o livro ser editado, dia 23 de Outubro, mas por motivos alheios tal não me foi possível. De qualquer modo agradeço de todo o coração a oportunidade e uma vez mais peço desculpa à autora.

Para começar tenho que dizer que adorei o pequeno Prefácio escrito por Sónia Duarte, não sei bem porquê. Mas a verdade é que me senti encantada e embalada pelas palavras da Sónia.

Relativamente aos contos, ainda pensei em comentar um a um, mas são tão pequenos que qualquer comentário poderia arruinar o enredo e o seu significado. Tal como o já mencionado em outras opiniões que li o essencial destes contos são o transmitir de sabedorias, de opiniões e de pontos de vista. Como alguém disse, estes pequenos afiguram-se perfeitos para serem lidos aleatoriamente. É um livro interessante para se ter na mesa de cabeceira e ir lendo um pequeno conto de vez em quando antes de irmos para a cama. Gostei bastante da escrita da autora. Tem uma musicalidade e um encanto difícil de se conseguir em textos tão pequenos. Achei que na maioria os contos estão bem conseguidos e que este é um livro que merece ser lido.

O meu destaque vai para os contos Liberdade de Escrita, O Eremita, A Vela e A Rua do Memorial Perdido. Simplesmente adorei cada um, a maneira como está escrito, o formato em que a história é contada e o que está por trás desta. Recomendo!

Sem comentários:

Enviar um comentário