terça-feira, 1 de outubro de 2013

Opinião - E Se Fosse Um Anjo

Ficha Técnica:
Autor: Keith Donohue
Título Original: Angels of Destruction
Páginas: 384
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374433
Tradutor: Fernanda Semedo

Sinopse:
Há dez anos que Margaret não tem contacto com a sua filha Erica. Esta fugiu com um jovem anarquista e vive à margem da lei no Novo México, onde terá tido uma filha. Por isso, quando numa noite fria de Janeiro encontra uma criança abandonada à porta de sua casa, Margaret acredita tratar-se da sua neta. A pequena Norah destaca-se pela sua inteligência, bondade e cedo demonstra ter habilidades extraordinárias que encantam a comunidade. Afirma ser um anjo e consegue fazer duvidar os que a rodeiam. Mas quando uma carta de Erica chega às mãos de Margaret, toda a realidade que esta criara para explicar o sucedido ameaça desmoronar-se. Pois se Erica nunca teve uma filha… quem será realmente Norah?

«Uma história cheia de amor e redenção, maravilhosamente escrita e cativante.»
Pittsburgh Post-Gazette

Opinião:
Este não é um livro fácil. Se o leitor procura um livro de leitura simples e linear desengane-se. Este livro não tem nada disso. Talvez por isso mesmo as opiniões encontradas pela Blogosfera possam ser tão diferentes.

Margaret vive num profundo estado de depressão desde que a sua filha, Erica, fugiu de casa à 10 anos atrás. De um momento para o outro aparece Norah, que vem salvar Margaret deste profundo estado de apatia. Norah é, essencialmente uma criança como todas as outras, mas que por algum motivo consegue despertar nas pessoas à sua volta o que de melhor têm. E aqueles que sofrem em silêncio Norah consegue trazer alegria e ajuda-los a libertar-se dos fardos e dos medos que carregam. O livro está dividido em três partes. Na primeira parte assistimos ao aparecimento inesperado de Norah e seguimos o que se vai passando nos dias que sucedem o seu aparecimento. Na segunda parte são-nos relatados os acontecimentos do passado, relacionados com a fuga de Erica. Na última parte assistimos à junção destas duas histórias.

Este não é um livro fácil de falar acerca. É um livro que engloba várias sensações e que mexe com os sentidos. Ao longo de todo o livro são-nos apresentadas as duas faces da mesma moeda. A luz que é representada por Norah, e a escuridão existente em cada coração, através de uma figura misteriosa e obscura que nunca chegamos a saber quem é. Com este livro Donohue mostra-nos que quando realmente precisamos há pessoas que aparecem do nada para nos salvar. São anjos que se materializam face às nossas preces por ajudar, por algo que nos indique o caminho a seguir. E esses "anjos" podem aparecer sob qualquer forma, quer acreditemos neles ou não. Isto pode parecer algo tirado um pouco de um filme, mas quantos de nós em certa altura da vida não tivemos alguém que apareceu no momento exacto em que mais precisávamos de ajuda? Donohue mostra-nos que os anjos não têm que vir com asas e uma auréola, podem ser pessoas normais como nós.

Há vários aspectos que as pessoas têm mencionado como sendo do seu desagrado, como a escrita do autora que é extremamente densa e com poucos diálogos. Este é um livro que leva à reflexão, é um livro que é para ser lido com calma e apreciação, no entanto nunca deixei de me sentir completamente submergida na história. Outro ponto é a aceitação de Norah por Margaret, mas quando nos é apresentada uma maneira de curar-mos o nosso coração porque não haveremos de aproveitar essa oportunidade, mesmo sabendo que aquilo em que acreditamos não passa de uma ilusão? O final é também um dos motivos a que muita gente torce o nariz, eu gostei. Donohue deixa-o em aberto e leva-nos a questionar se Norah era ou não real.

Como disse, não é um livro fácil de opinar ou apresentar, mas posso dizer que não houve propriamente algo que me desagradasse no livro. É um livro que não é de fácil leitura, mas que recomendo. Acho que o leitor não deve ir com grandes expectativas ou à espera de algo em específico, se não poderá ficar decepcionado. Deixo também a indicação que a sinopse é bastante enganadora, Margaret sempre soube que Norah não era neta dela, não foi uma carta que veio mudar esta percepção. Esta situação poderá também levar o leitor a pensar algo do livro que não é realidade.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário