sábado, 9 de novembro de 2013

Opinião - Contos

Ficha Técnica:
Autor: Thomas Mann
Páginas: 296
Editor: Bertrand
ISBN: 9789722527088
Tradutor: Sara Seruya, Maria Manuela Pena Gomes, Maria Lin de Sousa Moniz e Teresa Seruya

Sinopse:
Figura cimeira da literatura do século XX e um dos romancistas mais celebrados a nível mundial, Thomas Mann escreveu também numerosos contos. A presente obra é uma selecção de alguns dos seus melhores contos, que constituem uma excelente forma de o leitor se familiarizar com o universo ficcionista do autor, até porque nalguns deles se reconhecem pequenos esboços dos seus romances mais importantes. Estes contos reflectem a sua faceta lírica, mas também os conflitos éticos, sociais e políticos que tão profundamente caracterizam a obra de Mann.

Opinião:
Esta colectânea de contos é o primeiro contacto que tenho com este autor. Se por um lado gostei da escrita do autor e do conteúdo bem como dos temas dos seus contos, por outro lado achei-os extremamente densos. É um livro que não é fácil de ler, e estes não são contos para ler de seguida, mas sim para ir lendo um aqui e outro ali. E tem que se estar com um determinado estado de espírito para que a leitura nos agrade e envolva.

Os contos do autor são bastante peculiares, onde conseguimos sempre notar nos seus personagens uma estranheza, uma inquietação, um desassossego que leva a atitudes inexplicáveis e prematuras. Apesar de ter achado que o autora tem potencial a verdade é que não me consegui fazer gostar dos seus contos. Provavelmente por andar cansada e com falta de tempo não me sentia no estado de espírito mais propício para ler este autor. No entanto olhando de uma forma mais analítica e distanciada não posso deixar de reconhecer o mérito do autor. Pode ser que eventualmente venha a dar nova oportunidade ao autor quando me sentir com o estado de espírito apropriado.

Sinceramente não sei muito bem o que dizer acerca deste livro, afinal de contas são apenas contos e ainda são bastantes, por isso acho que nem sequer se coloca a hipótese de falar deles individualmente. Se alguém tiver curiosidade em ler este livro de contos acho que o deve fazer, mas que tenha em mente que este é um livro que é para levar o seu tempo a ser lido e que é bom para ir intervalando com outras leituras.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

1 comentário: