segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Opinião - Revista Bang! 15

Ficha Técnica:

Editora: Safaa Dib
Páginas: 80
Editor: Saída de Emergênica/Fnac

Opinião: Levei um pouco mais de tempo a ler a revista do que aquele que esperava. No entanto está terminada a sua leitura e posso descrevê-la numa única palavra: Uau! A revista está fantástica da primeira à última página, entrevistas, notícias, opiniões, contos, artigos... Da primeira à última página nota-se um cuidado especial da editora em fazer uma revista completa, com conteúdos que se complementam e que não incidem na divulgação de uma marca, mas sim de dois mundos: a Ficção Científica e o Fantástico.

Falando um pouco mais detalhadamente, o editorial está fenomenal e em tudo tem a ver com a capa desta revista (que por si só é uma das melhores e mais detalhadas que a revista já teve). Como não poderia deixar de ser foi-nos dado a conhecer um pouco mais do trabalho do autor da capa e só posso dizer que uma vez mais fiquei deslumbrada! O seu trabalho é bastante bom e o autor é capaz de uma versatilidade única. Após a apresentação de algumas novidades para 2013 eis que nos é apresentado o primeiro artigo: metais pesados, Diamonds Are Forever. Gostei bastante do que o Fernando Ribeiro escreveu e fiquei muito curiosa para ver um espectáculo da banda mencionada no artigo. Pode não ser o meu género de música, mas aquilo que o autor descreve parece ser único. Passando Viy, um artigo que mais uma vez me cativou bastante e que me deixou com imensa vontade de ler o conto original. Aconselho toda a gente a dar uma vista de olhos.

Em seguida foi-nos dada passagem para um mundo que cada vez mais me deixa curiosa e que me dá vontade de apostar no mesmo, o mundo da BD. Um artigo que nos apresenta um BD diferente e que parece estar a ter grande sucesso e cujo último volume está anunciado para 2014. O primeiro conto da revista surge logo a seguir, A Hora do Diabo. Um conto que tem Fernando Pessoa e o Diabo como personagens principais. Gostei. Chega então o artigo acerca da história da colecção Argonauta. Uma colecção de que qualquer leitor de ficção científica já ouviu falar, pois é enorme, cheia de autores conceituados, e durante bastante tempo foi ela que fez as delícias de todos os alucinados pela Ficção Científica, mais à frente vem ainda um artigo que também tem tudo a ver, um artigo que fala sobre a "ficção especulativa", que nos apresenta a inutilidade de tentar embelezar uma realidade de modo a convencer os cépticos.

E chega-nos então Tigana. O muito aguardado livro de Guy Gavriel Kay. Ainda não li Os Leões de Al-Rassan, e por isso não percebo na plenitude o fascínio de toda a gente que conheço por este autor. No entanto após uma breve dissertação sobre a obra do autor, e após ler a entrevista fiquei sem dúvida bastante curiosa para arriscar neste autor e poder passar a perceber aquilo que toda a gente pensa e sente quando lê este autor. Como bónus tivemos ainda direito ao making of das capas, uma ideia excelente que nos mostra a dificuldade que é criar uma capa que represente e seja fiel ao livro e que no final nos deixe encantados só de olhar.

Passamos então para os contos curtos, são todos bastante interessantes, imaginativos e bem escritos, mas aquele que mais me cativou foi sem dúvida O Artista de Gatos. Não vou falar sobre ele pois ele é bastante pequeno e acabaria por dizer mais do que devia. Apenas vos posso aconselhar a darem-lhe uma oportunidade! Gostei bastante de conhecer o Eduardo Spohr. O trabalho dele parece-me ser interessante e fez-me efectuar algumas pesquisas, descobrindo que o primeiro livro já se encontra publicado em Portugal pela Presença Há-de vir cá para casa na próxima feira do livro! Para finalizar, adorei a BD apresentada do autor Estevão Ribeiro. Gostei da referência à Guerra dos Tronos e fiquei com curiosidade de ver mais trabalhos do autor.

Para os mais atentos foi possível notar que não referi alguns dos artigos, alguns não me entusiasmaram o suficiente para que o lê-se até ao fim e outros senti que não foram realmente "tocante" para mim. Mas a maior parte do conteúdo é simplesmente excelente. Uma revista que TEM que ser lida.

1 comentário:

  1. Oi, Joana! Tudo bem? Que bom que gostou dOs Passarinhos! Se quiser saber mais sobre eles, é só entar no meu site: www.ospassarinhos.com.br
    Um abraço!
    Estevão Ribeiro

    ResponderEliminar