quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Opinião - Alera, Sacrifício

Ficha Técnica:
Autor: Cayla Kluver
Título Original: Sacrifice
Páginas: 384
Editor: Planeta
ISBN: 9789896574390
Tradutor: Maria José Figueiredo

Sinopse:
Alera, rainha de um reino perdido, secretamente apaixonada pelo inimigo.

Shaselle, filha de um pai assassinado, uma rebelde com causa.

Uma vive atrás das antigas muralhas do palácio de Hytanica e caminha no fio da navalha para manter a frágil paz na sua amada terra. A outra erra pelas ruas devastadas pela guerra, em busca de vingança para a tragédia que atingiu a família. Ambas fazem escolhas que as irão separar daqueles que não conseguem deixar de amar. Como as suas histórias se entrelaçam, uma conspiração toma forma e tanto pode acabar em escravidão ou morte, ou ter de novo liberdade, mas apenas se cada uma conseguir enfrentar o que deve ser sacrificado.

Opinião:
E com este livro chegámos ao final da história de Alera. Neste último livro, contado pelo ponto de vista de Alera e Shaselle, vê-mos o que acontece após a guerra e a luta porque todos os habitantes de Hytanica passam para poderem recuperar o reino que é seu por direito.

A ideia de a autora utilizar dois pontos de vista para contar a história foi bastante inteligente. Mostra que tem vontade de se aperfeiçoar e crescer, pois não é fácil conseguir conciliar dois pontos de vista diferentes e fazer com que eles se enquadrem um no outro criando harmonia. Houve algumas partes em que senti que esta escolha não estava a funcionar muito bem, mas no geral acho que resultou bem. Além disso os dois pontos de vista trazem um novo ritmo à narrativa. Termos a perspectiva de dois personagens tão diferentes ao longo da história torna-a mais rica. Por um lado temos a Alera que tenta por tudo adaptar-se à sua nova condição, e tenta manter o seu povo seguro e calmo. Por outro lado temos Shaselle, que apenas consegue pensar em vingança e em fugir de uma relação que toda a gente lhe quer impor.

Ainda relativamente aos personagens tenho a dizer que houve alturas em que as suas atitudes e maneiras de estar não me convenceram, principalmente Shaselle, talvez por não termos tido oportunidade de a conhecer tão bem nos livros anteriores achei-a a sua atitude um pouco forçada. Já Alera irrita pela sua passividade, ao menos vai mostrando alguma força de vontade ao longo do livro, e é por esses momentos que uma pessoa almeja. Claro que é sempre um prazer ver os comportamentos de Narian. É incrível ver a maneira como ele trata toda a gente, mesmo quem o odeia e como apesar de tudo aquilo porque passou continua a ser uma pessoa de valores. O que mostra que não é só a nossa educação que faz de nós quem somos. Outras pequenas mensagens vão também sendo encontradas ao longo de todo o livro, como, por exemplo, o facto de que mesmo no meio das maiores desgraças há sempre a possibilidade de encontrarmos motivos para sorrir.

No geral é um livro final que completa bem a história e que está ao nível dos livros anteriores. A história está bem pensada e construída, sendo que os acontecimentos seguem um linha credível. Houve situações pontuais que me desagradaram e outras que me deixaram completamente emocionada, como o final. É um livro agradável de se ler e uma trilogia engraçada. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário