sábado, 28 de dezembro de 2013

Opinião - A Promessa

Ficha Técnica:
Autor: Lesley Pearse
Título Original: The Promise
Páginas: 528
Editor: ASA
ISBN: 9789892324722
Tradutor: ?

Sinopse:
No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.

A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.

Bastará um momento. Um homem. Um olhar. Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?

A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.

Opinião:
Este é o terceiro livro que leio desta autora. Sempre que leio as sinopses fico extremamente curiosa acerca da premissa do livro, infelizmente até agora nenhum foi capaz de me conquistar. Para mim os livros da autora são daqueles que "se lêem", mas sinceramente não me vejo a perder tempo, novamente, com esta autora.

A Promessa continua a mostrar-nos a história de Belle, o que se sucedeu ao seu casamento com Jimmy, atravessando o período da I Guerra Mundial, e todas as consequências que daí advieram. Este foi o livro que menos gostei da autora.

Tal como no anterior achei que a autora enrolava de mais e a história não se desenvolvia. Os acontecimentos relativamente à guerra não foram capazes de me chocar, e isso deixou-me insatisfeita. A autora fala desses horrores mas não consegue passar todo o choque e todo o horror para o leitor. As feridas, as mortes, as condições em que os soldados viviam não me conseguiram afectar e emocionar. Houve apenas duas alturas em que a autora me conseguiu tocar, e talvez por isso mesmo não me sinta tão defraudada.

Infelizmente, ao longo de tanta página, a autora não foi capaz de me fazer gostar da personagem principal. Achei a todo o momento que Belle era uma personagem que não sabe o que quer, de certa forma falsa e cínica. As partes que me custavam menos a ler eram aquelas que eram contadas do ponto de vista de outras personagens, pois pareciam-me mais reais, mais verdadeiras. Tudo aquilo que li contado do ponto de vista de Belle me pareceu oco, sem emoção, a todo o momento ela se me apresentou como uma personagem superficial. Além disso detestei o final. Achei-o extremamente forçado, rápido e a autora utilizou a técnica mais simples para se livrar do berbicacho em que se meteu.

Uma autora que em princípio não voltarei a ler, mas que acredito capaz de fazer as delícias de vários leitores.
(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário