domingo, 26 de janeiro de 2014

Mini-Opinião - Coração Corda

Ficha Técnica:
Autor: Carina Portugal
Título: Coração de Corda
Páginas: 25
Editor: smashwords
ISBN: 9781311937070

Sinopse:
Um sorriso doce pode esconder o segredo mais obscuro. Philip Reeve é um artesão reconhecido e Angelique uma frágil bailarina francesa que, no Teatro Dark Forest, o encantou com a sua arte . Quando a dama o visita na loja de brinquedos, Philip não consegue esquecer a cena presenciada nos bastidores, nem o medo que vê nela. Contudo, é incapaz de imaginar a magnitude da tempestade que se adivinha.

Opinião:
Este é um conto da autora Carina Portugal que vai buscar um estilo de escrita (e não só) que ultimamente tem vindo a ter bastante proeminência, o steampunk. Gostei do pouco que nos foi possível ver do mundo criado pela autora. A ideia de que seria possível substituir orgãos inteiros por objectos mecânicos não é inédita, mas está bem introduzida na história, no entanto esta não é uma das obras mais marcantes da autora. Daquilo que já li da autora esta tem um pendor para histórias mais macábras e obscuras, e é nisso que a autora é melhor. Não me parece que mistério seja propriamente a sua praia. A autora podia ter optado por se introduzir numa coisa de cada vez. Ou seja, tentar em histórias diferentes usar o steampunk e a componente mistério. De qualquer modo o que mais me incomodou foi a utilização de bastantes expressões portuguesas na escrita. Certo, a autora é portuguesa, mas a história não se passa em Portugal. Apesar de a nível da história poderem existir nuances a verdade é que fisicamente Londres existe e os seus cidadãos têm expressões e características próprias das suas personalidades diferentes das nossas. E isso é algo que um autor precisa de considerar quando escreve sobre uma noção que tem uma base de verdade.

De qualquer modo é uma história engraçada e que entretém o leitor. Para quem conhece a autora é mais uma história a ler.

1 comentário:

  1. Olá,

    Ainda não tive a oportunidade de ler, mas tenho disponível, ai o corvo que não divulga o nacional :)

    A Carina até escreve bem sim senhor :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar