domingo, 5 de janeiro de 2014

Opinião - A Canção de Kali

Ficha Técnica:
Autor: Dan Simmons
Título Original: Song of Kali
Páginas: 235
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896371166
Tradutor: João Barreiros

Sinopse:
Robert Luczak, jornalista e editor, é enviado a Calcutá para recuperar um manuscrito de uma raridade incalculável. O seu autor é um obscuro poeta indiano que morreu há quase dez anos. O manuscrito, no entanto, é mais recente, e estranhos rumores dizem que o autor ressuscitou para escrever essa obra.

Aconselhado por um amigo a não aceitar a missão, Robert ignora o aviso e até leva a mulher e a filha recém-nascida. Uma decisão que o irá atormentar para o resto da vida.

Calcutá é um lugar selvagem, agressivo, imundo e infinitamente estranho. Logo que chega Robert é arrastado para as entranhas da cidade e descobre que não é o único a perseguir o valioso manuscrito. O Culto de Kali - uma temível seita que conspira para invocar a Deusa da Morte e libertá-la sobre a Terra - está disposto a tudo para o encontrar: sangue, morte e até sacrifícios humanos.

A Canção de Kali é a história de um homem disposto a ir ao próprio inferno e a arriscar muito mais do que a vida. E você... está pronto para ouvir esta canção?

Opinião:
Durante muito tempo ouvi falar deste livro. Muitas das pessoas que conheço o compravam para oferecer aos amigos, ou andavam constantemente à caça dele nas bancas da Saída de Emergência num tentativa de o apanhar a 5€. Durante muito tempo me senti curiosa perante toda esta loucura, mas nunca me sentir verdadeiramente tentada a adquirir o livro. Até que este ano durante o Fórum Fantástico pensei: "Porque não?". Pouco tempo depois peguei nele e já não o larguei mais.

Em A Canção de Kali somos presenteados com a visão de uma Calcutá arrepiante. Não é que os personagens não sejam importantes ou bem construídos. Muito pelo contrário. São extremamente cativantes e reais. Sendo que a personalidade de Robert contrasta grandemente com a personalidade de Amrita, um personagem extremamente lógico e realista. Contudo são as descrições e o ambiente que deixam o leitor completamente preso à narrativa.

A Canção de Kali é um livro bastante assustador e realista. Não é que já tenha estado na Índia ou mais propriamente em Calcutá, mas a verdade é que as descrições do autor são tão realistas, tão cheias de sentido e contextualizadas que sentimos que aquilo é Calcutá. Há ao longo de toda a narrativa um sentimento de insegurança, de loucura e degredo que nos prende e nos fascina de um modo que muitas vezes uma sociedade mais "normal" não nos prende. Ao longo de toda a narrativa senti que esta em Calcutá, que sentia o ambiente perigoso da cidade, que conseguia ver todos os pormenores daquela cidade, a pobreza e a loucura que anda de mão dada com os seus habitantes.

Toda a situação da ordem de culto a Kali faz sentido no contexto da história e o autor sabe explorar bastante bem e incorporar os acontecimentos no ambiente que Calcutá transmite.

Não há como dar uma opinião justa a este livro. Ele é simplesmente única e merece ser lido. Sinto-me bastante curiosa para ler os seus outros livros, pois já ouvi dizer que são tão bons como este. Não posso deixar de referir que adoro a capa. A minha é a edição especial e é simplesmente linda. Comprei este livro e divulguem-no, pois ele merece ser lido, relido e ficar em lugar de destaque na estante.

2 comentários:

  1. Ois,

    Não podia estar mais de acordo contigo um livro extraordinário e estramamente realista e bem descrito.

    Li o ano passado e o Simmons foi para mim a grande descoberta de 2013, sendo o Terror o melhor livro que li em 2013.

    Grande escritor ;)

    Bjs e boas leituras :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que na FL deste ano o traga para casa na hora H Hehe. Antes do FF ainda nos vemos no parque Eduardo VII.

      Eliminar