sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Opinião - Scarlet

Ficha Técnica:
Autor: Marissa Meyer
Páginas: 464 (Kindle edition)
Editor: Feiwel and Friends
ASIN: B009LRWVVY

Sinopse:
The fates of Cinder and Scarlet collide as a Lunar threat spreads across the Earth...

Cinder, the cyborg mechanic, returns in the second thrilling installment of the bestselling Lunar Chronicles. She's trying to break out of prison—even though if she succeeds, she'll be the Commonwealth's most wanted fugitive.

Halfway around the world, Scarlet Benoit's grandmother is missing. It turns out there are many things Scarlet doesn't know about her grandmother or the grave danger she has lived in her whole life. When Scarlet encounters Wolf, a street fighter who may have information as to her grandmother's whereabouts, she is loath to trust this stranger, but is inexplicably drawn to him, and he to her. As Scarlet and Wolf unravel one mystery, they encounter another when they meet Cinder. Now, all of them must stay one step ahead of the vicious Lunar Queen Levana, who will do anything for the handsome Prince Kai to become her husband, her king, her prisoner.

Opinião:
E uma vez mais Marissa Meyer chega e deixa toda a gente de queixo caído. Se Cinder já era um retelling fantástico da história da Cinderela então Scarlet é sem dúvida único.

Começando pouco depois dos acontecimentos presenciados em Cinder, Scarlet apresenta-nos uma série de novas personagens completamente fascinantes e bem construídas. Scarlet foi das que mais adorei, ela é tão respondona, sem papas na língua independentemente de quem lhe tenta fazer frente, mas ao mesmo tempo é uma pessoa com um coração de ouro. Capaz de amar sem reservas, e sendo sempre fiel para quem o merece é uma personagem que não se deixa convencer pelos boatos e que procura sempre descobrir a verdade antes de julgar quem quer que seja. De certa forma revi-me em muitas atitudes desta personagem porque acho que teria respondido exactamente da mesma maneira. Apesar de tudo achei-a um pouco mais "infantil" que Cinder, mas isso será derivado do facto de terem personalidades tão distintas. E o Wolf? Oh meu Deus! Quando eu me apercebi quem era (e andava desconfiada desde que li a sinopse) fiquei completamente encantada e apaixonada, pois desde que o conheço que o adoro completamente e tenho um carinho muito especial pelo mesmo. E por fim o Thorne, ele é tão totó! Mas ao mesmo tempo é muito amoroso e querido, e parecendo que não é exactamente aquilo que a Cinder precisa para se sentir equilibrada. O Thorne vê as coisas de uma forma bastante simples que leva a que muitas vezes a Cinder consiga ultrapassar os seus remorsos e veja as coisas de uma forma não tão preta nem tão branca.

Mas não é só as personagens completamente cativantes que nos prendem à narrativa. A autora consegue imprimir ritmo à narrativa mesmo nos momentos mais parados e de auto-descoberta, assim o leitor não se sente perdido nas parte em que não anda toda a gente à pancada. A maneira como a autora vai encaixando as peças e dando-nos a conhecer os envolvidos na história da Cinder faz com que tudo pareça natural e que o sentido que a narrativa está a tomar seja o mais apropriado. Ao mesmo tempo a autora não se limita a dizer-nos o porquê de a Rainha Levana ter tanto medo de Cinder, a autora mostra-nos o porquê e faz-nos percebê-lo, assim sendo nós sentimos o medo da Rainha como real e não como uma desculpa esfarrapada para a sua atitude.

A maneira como a Cinder e a Scarlet vão lidando com tudo o que acontece é bastante diferente, mas em ambos os casos fiquei com muita pena de ambas as protagonistas. Aquilo que tiveram que ultrapassar e aceitar como sendo uma nova realidade não é fácil.

Assim sendo, termino dizendo que espero ansiosamente o próximo livro, Cress, e que se por um lado estou entusiasmada pelo que aí há-de vir, por outro tenho medo que a autora se espalhe e eu me fique a sentir completamente deprimida e ultrajada.

1 comentário:

  1. Olá Joana
    Sou a sua mais recente seguidora e adorei esta sua opinião. Tenho esta série cá em casa e um dia vou ler certamente.

    Tenho uma rubrica no meu blog que dedico aos espaços que gosto de visitar. Esta semana resolvi dedicar ao seu cantinho. Espero que goste. Veja neste link

    http://lerviverler.blogspot.pt/2014/01/vida-noutro-blog-90.html

    bjinhos e boas leituras

    ResponderEliminar