terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mini-Opinião - Lili e Lili - O Natal no Fundo da Caixa

Ficha Técnica:
Autor: Manuel Alves
Título: Lili
Páginas: 25
Editor: smashwords
ISBN: 9781301572076

Sinopse:
Lili acabara mesmo de mudar de casa. Novamente. Era a segunda vez, em menos de um mês, que os pais encaixotavam tudo para voltarem a desencaixotar. Na primeira casa, ficaram quase duas semanas, e Lili já começava a conhecer todos os cantos secretos. Só lhe faltava explorar a cave. Mas voltaram a encaixotar tudo dois dias depois de a mãe ter começado a escrever o livro novo. Durante duas noites seguidas, Lili acordou a gritar com um pesadelo horrível. Sonhou com um homem alto muito baixo que tinha tanto de gordo como de magro. Lili chamou-lhe o Homem Que Muda. No pesadelo, aparecia-lhe cego, mas olhava-a nos olhos. Era mudo, mas falava. Dizia sempre a mesma coisa: não desças à cave.

Opinião:
Este foi o segundo conto que li do autor, ao contrário dos outros este está ilustrado e tenho que dizer que as imagens são excelentes para complementar o ambiente da história. Apesar de ser uma história dedicada aos mais jovens faz na mesma a delicia dos adultos. Está bem construída e tem presente a ideia que se formos bons para alguém podemos mudar essa pessoa para melhor, o que muitas vezes decidimos esquecer e ignorar simplesmente porque é mais fácil tratar mal quem nos trata mal.

Ficha Técnica:
Autor: Manuel Alves
Título: Lili - O Natal no Fundo da Caixa
Páginas: 25
Editor: smashwords
ISBN: 9781310230516

Sinopse:
Lili desceu as escadas, às escuras, a procurar o degrau seguinte com a ponta da meia de lã. Pisou as escadas juntinho à parede, onde os degraus faziam menos barulho. Descuidou um passo e encolheu os ombros com o chio fininho das tábuas. Se acordasse a mãe e o pai, lá se ia a missão secreta. Não havia razão nenhuma para Lili esperar pelo dia de Natal para abrir o presente.

Opinião:
Tendo em conta que ambos os contos falam da mesma personagem faz sentido falar de ambos no mesmo post, apesar de terem sido lidos em alturas bastante distintas. Este segundo conto da Lili passa-se durante o Natal, e tenho desde já a dizer que adorei a ideia do autor. O facto de o autor nos ir mostrando o que se passa dentro e fora da história é bastante engraçada. A ideia de termos uma história dentro de uma história é algo que sempre me cativou e o autor fá-lo de uma maneira que funciona muito bem. Mais um conto que recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário