domingo, 16 de fevereiro de 2014

Opinião - Angelfall

Ficha Técnica:
Autor: Susan Ee
Páginas: 283 (Kindle edition)
Editor: Feral Dream
ASIN: B00522V6DQ

Sinopse:
It's been six weeks since angels of the apocalypse descended to demolish the modern world. Street gangs rule the day while fear and superstition rule the night. When warrior angels fly away with a helpless little girl, her seventeen-year-old sister Penryn will do anything to get her back.

Anything, including making a deal with an enemy angel.

Raffe is a warrior who lies broken and wingless on the street. After eons of fighting his own battles, he finds himself being rescued from a desperate situation by a half-starved teenage girl.

Traveling through a dark and twisted Northern California, they have only each other to rely on for survival. Together, they journey toward the angels' stronghold in San Francisco where she'll risk everything to rescue her sister and he'll put himself at the mercy of his greatest enemies for the chance to be made whole again.

Recommended for ages 16 and up.

Opinião:
Amei! E não tenho mais nada a dizer. Uma das melhores surpresas que tenho desde à algum tempo. Não conhecia a autora, nunca ouvira falar da mesma, mas posso dizer que quando li a primeira frase do livro o que me veio à cabeça foi: Oh meu Deus!

Basicamente este livro não é nada daquilo que se poderia imaginar. Quando juntamos anjos, apocalipse e afins pensamos em seres fofinhos que estão cá para tentar redimir a humanidade e afins. Desenganem-se. Neste livro os anjos são criaturas completamente amorais, perversas, que se adoram regozijar com a desgraça dos outros e criar conflitos. São seres que apesar de serem perfeitos fisicamente são tão imperfeitos como nós a nível intelectual, afinal de conta têm os seus esquemas políticos e são comandados pelos seus sentimentos em vez da lógica. É algo grandioso ver uma autora pegar em algo e deturpá-lo, transformá-lo em algo completamente diferente daquilo que estamos habituados e fazer-nos sentir que aquilo é correcto, que é real, que realmente poderia ser assim.

Quanto aos personagens principais, eu só tenho olhos para a Penryn. Sim, também gostei bastante do Raffe, é um anjo impecável, e que parece ter uma grande importância naquele mundo (apesar de estar tudo um pouco "encoberto". No entanto pouco vemos dele, a história é toda contada do ponto de vista da Penryn, mas conseguimo-nos aperceber de determinados pensamentos que lhe vão cruzando o pensamento. Voltando à Penryn, ela é única. É uma personagem que ama ferozmente e com um sentido de lealdade único. Desde o início conseguimos ver o amor que ela tem para com a sua família e o seu sentido protector para com as mesmas. Ela faz de tudo para as manter seguras, mas nota-se que psicologicamente é algo que a afecta, tanta responsabilidade. A própria diz que tem que trancar tudo muito bem e que se um dia todos os horrores se libertam ela "afoga-se". Tão bom como isso é o facto de que ela é uma lutadora. A Penryn dá porrada em quem tiver que dar e não tem medo das consequências. Diz o que pensa e tem um humor fantástico, apenas superado pelo humor negro do Raffe.

Mas não são só estes pontos que estão a favor da autora. A verdade é que apesar de ser uma série YA não nos é apresentado um triângulo amoroso (Yeah!!!) e não é amor à primeira vista. Muito pelo contrário, é a necessidade que os une apesar de não se suportarem e é a convivência, a partilha de experiências e a confiança que vai surgindo que leva a que estes dois seres tão distintos, mas tão semelhantes se vão sentindo inevitavelmente atraídos um pelo outro.

Resumindo, uma Distopia a não perder. Tendo em conta que neste momento este é um tipo de literatura que prolifera como cogumelos após uma chuvada Susan Ee consegue sem dúvida destacar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário