sábado, 22 de fevereiro de 2014

Opinião - O Golpe

Ficha Técnica:
Autor: Janet Evanovich
Título Original: The Heist
Páginas: 320
Editor: Topseller
ISBN: 9789898626233
Tradutor: Dulce Afonso

Sinopse:
Ela é uma detetive implacável. Ele é um vigarista procurado. Juntos são a arma secreta do FBI para investigar o golpe perfeito. Kate O’Hare é uma das melhores agentes do FBI. Nick Fox é um vigarista genial, presente na lista dos Dez Mais Procurados do FBI. Ela raramente falhou um caso — a exceção é Nick, que sempre escapou à sua vigilância enquanto aplicava inacreditáveis golpes de alto risco a milionários. Eles sentem-se atraídos um pelo outro: ela é teimosa e exigente, ele é charmoso e imaginativo. Juntos, e com uma equipa de vigaristas amadores reunida por Nick, vão montar um golpe genial para capturar um investidor corrupto que fugiu com 500 milhões de dólares e que se esconde numa das 17 mil ilhas da Indonésia. Entre uma forte atração mútua, problemas de liderança e choques de personalidade, será que esta dupla improvável irá ser bem-sucedida?

Opinião:
E porque não juntar uma agente do FBI extremamente meticulosa e que gosta de tudo nos conformes com o maior vigarista dos últimos tempos para se apanhar os mauzões? Foi exactamente nisso que os superiores de Kate O'Hare pensaram. E pensaram muito bem. Nick e Kate são uma dupla fantástica. Tanto separados como juntos são personagens que cativam o leitor desde o início da narrativa até ao final.

É difícil não gostar de Kate. Tem uma mente completamente arguta, é completamente determinada, sabe o que quer, mas tal como muitas pessoas tem um grande problema. Falta-lhe uma vida pessoal. Além disso parece não ser capaz de se interessar por ninguém a não ser pelo vigarista que anda a perseguir, Nick Fox. Pior ainda, ele é exactamente como o homem que Kate idealizou quando era mais nova, e esta sente-se extremamente atraída por ele, tanto a nível físico como intelectual. Nick é completamente diferente de Kate. Um autêntico galã, que consegue extorquir tudo o que quer aos milionários montando cenários únicos e interpretando perfeitamente o seu papel. Além disso tem um charme natural que parece cativar e apaziguar as pessoas. Este é um daqueles personagens que nos vai surpreendendo ao longo de todo o livro. Vai revelando a sua inteligência aos poucos, e também tudo aquilo que sabe fazer. Ninguém está à espera de determinadas atitudes de Nick, nem que este tenha conhecimentos acerca de determinadas matérias. Tanto o leitor como Kate são completamente enganados pela faceta mais brincalhona e provocadora deste personagem. Os personagens principais não têm tanto impacto na história e perdem-se um pouco na dinâmica de "casal" de Kate e Nick. O único de que gostei e que fiquei com vontade de conhecer melhor foi o pai de Kate. Quem não quereria um pai que soubesse matar uma pessoa de 16 maneiras diferentes com uma pinça?

Relativamente à história, inicialmente são-nos apresentados os personagens, as suas vidas e o modo como ambos se relacionam. Esta parte até podia ser mais parada, mas não é. De todo. O livro começa logo com Kate a dar ordens, a mandar vir com tudo e todos e ter um confronto com Nick. Se há coisa que a autora sabe é como manter o ritmo da narrativa, tanto em momentos mais parados como em momentos de acção. Nunca conseguimos tirar os olhos do livro. No entanto o que nos prende de todo é a interacção ente Kate e Nick. Sei que me estou, de certo modo, a repetir, mas é impossível ficar indiferente ao modo como estes dois personagens interagem um com o outro. E a maneira como Nick vai tornando Kate uma pessoa mais aberta é animador. Não vejo a altura de ambos cederem à tentação e assumirem que se sentem terrivelmente atraídos um pelo outro. Não que o romance seja propriamente o motivo do livro, mas é sem dúvida um dos motivos que leva a que muitas situações aconteçam que nos fazem rir e perder a cabeça e que tornam a leitura tão mais agradável. Isso juntado ao plano mirabolante de Nick que é uma autêntica peça de teatro deixa qualquer pessoa rendida.

Resumindo, um livro que aconselho.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário