terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Opinião - Os Adivinhos

Ficha Técnica:
Autor: Libba Bray
Título Original: The Diviners
Páginas: 580
Editor: Asa
ISBN: 9789892324692
Tradutor: ??

Sinopse:
Evie O'Neill foi exilada da sua monótona e pacata cidade natal e enviada para as agitadas ruas de Nova Iorque - e fica radiante! Nova Iorque é a cidade dos bares clandestinos, das compras e dos cinemas! Pouco depois, Evie começa a andar com as glamorosas «Ziegfield Girls» e com atraentes carteiristas. O único problema é que Evie tem de viver com o seu tio Will, curador do Museu Americano de Folclore, Superstição e Ocultismo - também conhecido como «O Museu dos Arrepios», homem com uma pouso saudável obsessão pelo oculto.

Evie receia que ele descubra o seu segredo mais sombrio: um poder sobrenatural que até ao momento só lhe causou problemas. Porém, quando a polícia encontra uma rapariga morta que tem um estranho símbolo gravado na testa e Will é chamado ao local, Evie percebe que o seu dom pode ajudar a apanhar o assassino em série.

Quando Evie mergulha de cabeça numa dança com um assassino, outras histórias se desenrolam na cidade que nunca dorme. Um jovem chamado Memphis é apanhado entre dois mundos. Uma corista chamada Theta anda a fugir do seu passado. Um estudante chamado Jericho esconde um segredo chocante. E sem que ninguém saiba, algo sombrio e maligno despertou.

Opinião:
O primeiro livro que li da autora foi Uma Grandiosa e Terrível Beleza e a verdade é que não o achei nada de especial (apesar de toda a gente dizer que era fantástico). No entanto, e tendo em conta que toda a gente que conheço e respeito, adorou este livro eu tinha que o ler. É impossível não fazer comparações com o outro livro da autora que li, e nesse aspecto este livro ganha pois gostei mais d'Os Adivinhos do que da Gemma Doyle, mas mesmo assim a autora não me conseguiu convencer por aí além.

A autora tem bastante jeito para construir personagens reais e convincentes, nesta livro todos estão bastante credíveis. Gostei de conhecer cada um deles e de ver a maneira como a autora vai cruzando os seus caminhos. É bastante perceptível ao longo de toda a narrativa que ambos são bastante importantes e necessários para que todos os problemas fiquem resolvidos. Mas sinceramente achei um pouco estranho que ninguém soubesse quase o segredo de ninguém. Com tanta confusão, tanto stresse e as informações mais importantes não se escapam? Parece quase impossível.

Gostei da linha condutora da história, mas a verdade é que chegando ao fim fiquei sem perceber muito bem o que é uqe se passa. A história do culto e da Besta foi introdução para um mal ainda pior? Parece que sim, mas não há algo em concreto. E afinal o que são ou quem são os adivinhos? Não digo que a autora tenha que nos dar a resposta chapada, mas a verdade é que uma pessoa anda o livro todo às apalpadelas e aos tropeções. Dão-nos pequenos vislumbres de pensamentos que nos deixam ainda mais confusos. Por um lado percebe-se que são pessoas com habilidades especiais, mas por outro percebe-se que são mais que isso. Mas ninguém dá qualquer tipo de explicação, por muito mínima que seja. Se este tipo de impasse pode aguçar a curiosidade de alguns leitores a mim aborreceu-me. Gosto de ir tendo uma ideia do que está a conhecer, para onde a história caminha, sobre o que estou a ler. E a verdade é que sem saber propriamente o que são os adivinhos é difícil perceber para onde corre a história, ou o qual o propósito daquilo que aconteceu, se é que há um propósito maior.

Outro aspecto negativo para mim foi não conseguir imaginar com clareza as características da cidade apresentada, da moda e do tipo de vida que se vivia na altura em que se passa a história. E há que ter atenção, tenho uma imaginação bastante fértil e nunca por norma não tenho problemas em desenhar uma imagem na minha cabeça, mas neste livro isso não aconteceu. Principalmente as roupas. Cada vez que as tentava imaginar a imagem fugia-me, o que me fazia sentir extremamente frustrada.

Este foi um livro do qual até gostei, mas do qual não sei se irei ler a continuação. A autora não me conseguiu cativar por completo e não me conseguiu deixar curiosa para o que possa acontecer para o próprio livro. Muito menos me conseguiu deixar curiosa para tentar perceber o que são os adivinhos, essa curiosidade foi sendo morta ao longo de todo o livro. É um livro que não recomendaria a todo o tipo de pessoas.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

2 comentários:

  1. Também tenho andado reticente com ele.
    Não sei não!

    Boas Leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu senti-me um pouco defraudada. Já não tinha gostado muito do outro livro dela, mas como falavam tão bem deste... Enfim, só mesmo experimentando.

      Eliminar