sexta-feira, 28 de março de 2014

Opinião - Cress

Ficha Técnica:
Autor: Marissa Meyer
Páginas: 551 (Kindle Edition)
Editor: Feiwel & Friends
ASIN: B00F1QX7W6

Sinopse:
Rapunzel’s tower is a satellite. She can’t let down her hair—or her guard.

In this third book in the bestselling Lunar Chronicles series, Cinder and Captain Thorne are fugitives on the run, with Scarlet and Wolf in tow. Together, they’re plotting to overthrow Queen Levana and her army.

Their best hope lies with Cress, who has been trapped on a satellite since childhood with only her netscreens as company. All that screen time has made Cress an excellent hacker—unfortunately, she’s just received orders from Levana to track down Cinder and her handsome accomplice.

When a daring rescue goes awry, the group is separated. Cress finally has her freedom, but it comes at a high price. Meanwhile, Queen Levana will let nothing stop her marriage to Emperor Kai. Cress, Scarlet, and Cinder may not have signed up to save the world, but they may be the only ones who can.

Opinião:
É impossível não ter gostado de Cress. Uma vez mais a autora conseguiu tranformar um conto de fadas numa história fenomenal.

Nesta história é-nos apresentada Cress (a nossa Rapunzel) e o seu príncipe (que até já conhecíamos). Gostei bastante da personalidade de Cress, a sua ingenuidade, a maneira como vê o mundo e como sente tudo pela primeira vez. A sua mania de transformar as situações em histórias em que desempenha um papel é extremamente fofa e faz-nos sorrir. A sua relação e obsessão com o Thorne é algo digno de se ver. Eu não acho que o Thorne seja má pessoas, mas acho que a Cress faz dele uma pessoa um pouco mais "estável". Além disso é hilariante vê-los juntos. Desta vez dei-me um pouco mais ao trabalho de tentar discernir os pormenores que reportam para a história da Rapunzel, e acho que devo ter conseguido identificar a maioria.

É-nos apresentada Winter, a personagem principal do próximo e último livro desta saga. Tenho desde já a dizer que a adorei. É completamente e literalmente maluca, mas não tem problemas em admiti-lo e lida com isso da sua própria maneira. Há uma passagem no livro que é deveras assustadora devido à descrição que ela faz do que a rodeia, e foi isso que me fez gostar tanto dela.

Relativamente aos outros personagens, vemos a Cinder a debater-se com aquilo que toda a gente espera dela e o que ela própria quer para ela. Até finalmente se aceitar por aquilo que é. Neste livro temos uma maior proximidade para com Kai e uma melhor percepção daquilo que se está a passar e como é que tudo o está a afectar. Infelizmente não temos muito do Wolf e da Scarlet, se bem que o meu coração se encontre apertado por causa desta personagem. Tenho medo do que lhe possa vir a acontecer.

Apesar de ter gostado bastante do livro este não me satisfez tanto como os anteriores. Achei que apesar de tudo o que aconteceu foi um livro mais parado, um posicionar das peças no tabuleiro de xadrez para o grande final, e que grande final este deve ser. Houve alguns pormenores que achei um pouco forçados, mas que consegui lidar bem com eles. E algumas informações assustadores são-nos apresentadas, sendo que não sei muito bem como é que os protagonistas vão acabar por lidar com elas no futuro.

No final temos direito a uma cena amorosa entre o Kai e a Cinder, algo para nos aquecer a alma, antes de tudo aquilo que pode vir a correr mal. Vou esperar ansiosamente o último livro, que para mal dos meus pecados, só sai para o ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário