terça-feira, 18 de março de 2014

TAG - Breaking The Spine


E porque fui "tagada" pela Cláudia do blog Uma Biblioteca em Construção aqui estou eu, muito bem comportada, a responder às 5 perguntinhas desta TAG:

1. Vincas/dobras as lombadas ou preferes manter o livro como novo? 

Vincar? Dobrar? Desconheço o significado dessas palavras aplicadas ao contexto físico de livro. Elas existem sequer? Para mim dobrar ou vincar uma lombada é um acto completamente atroz, que já me fez ter imensas birras, chorar baba e ranho e gritar com toda a gente que me aparecesse à frente (sim, sou um bocadinhooo alucinada).

2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente? 

Já. E tenho vontade de cortar os pulsos cada vez que acontece. Normalmente acontece-me mais em livros algo volumosos e nos mass market paperback. Querer livros baratos e portáteis tem o seu inconveniente...

3. Se comprares um livro usado em que a lambada venha dobrada, como te sentes?

Depende da situação. Se for um livro que queira mesmo muito e que não consiga encontrar em mais lado nenhum acabo por aceitar a situação e mentalizo-me que a lombada dobrada é sinal de história e antiguidade. Se forem livros que eu compro só para acabar colecções, livros pelos quais já não tenho muito interesse, provavelmente também não me importo que estejam ligeiramente dobrados. Fora destas situações, quero livros sem estarem estragados.

4.Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado? 

Tal como a Cláudia respondeu originalmente depende da situação. Eu acredito que um livro que tem a lombada dobrada pode contar duas histórias, ou quem o leu não soube ter cuidado com ele, ou é um livrodo qual gostamos tanto, que o lemos vezes sem conta e o queremos mostrar a toda a gente o que acaba por estragar a lombada. Os meus livros raramente estão estragados na lombada, até porque eu não abro os livros na totalidade para os ler (já me chamaram doente), principalmente se for um livro que realmente goste. No entanto tenho um problema muito grande, gosto de ler várias vezes determinadas passagens de determinados livros, o que leva a que fiquem vincados na lombada. Assim sendo concordo com a afirmação, mas não acho que seja uma verdade absoluta.

5. Como as lombadas nos hardbacks são mais difíceis de estragar ou nota-se menos, preferes comprar hardbacks ou paperbacks

Paperbacks. Se calhar se for um autor que venere, ou um livro especial que queria comprar compro o hardback. No entanto a tendência é para o paperback, afinal é mais leve e desde que tenhamos algum cuidado males de lobada são possíveis de evitar. 

2 comentários: