domingo, 27 de abril de 2014

Opinião - À Boleia pela Galáxia

Ficha Técnica:
Autor: Douglas Adams
Título Original: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy
Páginas: 191
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789728839130
Tradutor: António Vilaça

Sinopse:
Segundos antes da Terra ser destruída para dar lugar a uma auto-estrada inter-galáctica, o jovem Arthur Dent é salvo pelo seu amigo Ford Prefect, um alienígena disfarçado de actor desempregado. Juntos, viajam pelo espaço na companhia do presidente da galáxia (ex-hippie, com 2 cabeças e 3 braços), Marvin (robot paranóico com depressão aguda), e Veet Voojagig (antigo estudante obcecado com todas as canetas que comprou ao longo dos anos). Onde estão essas canetas? Porque nascemos? Porque morremos? Porque passamos tanto tempo entre as duas coisas a usar relógios digitais? Se quer obter estas respostas, estique o polegar e apanhe uma boleia pela galáxia.

Opinião:
Neste momento sinto-me a pessoa mais idiota por nunca ter lido Douglas Adams. Como é que eu pude ignorar durante tanto tempo um autor que é simplesmente genial?

Cada momento desta leitura foi uma aventura alucinante. Cada um dos seus personagens é completamente excêntrico, com personalidades surreais, os acontecimentos descritos pelo autor são inacreditáveis, e no entanto tudo se conjuga na perfeição dando um sentido surpreendente à narrativa. O melhor do livro são simplesmente os diálogos. Completamente surreais e desconexos dão respostas a determinadas questões que nos colocamos todos os dias, respostas essas que não são nada daquilo que estamos à espera, mas que do ponto de vista da narrativa fazem todo o sentido. Adorei o humor do autor. Foi algo que me cativou desde o início. O humor está presente no diálogo de todas as personagens, no entanto este humor adequa-se perfeitamente ao personagem com que estamos a lidar de momento.

Os personagens são simplesmente geniais. Arthur, um simples terráqueo que se vê catapultado para uma galáxia da qual não tinha conhecimento aquando da exterminação do seu planeta é a personagem de certo modo mais "normal" que temos ao longo da narrativa, fazendo o contraponto perfeito para as restantes. Ford Perfect é um viajante intergaláctico que se viu preso na Terra durante mais de 15 anos, o que quase o levou à loucura. É um personagem um pouco obcecado pela "rectidão". Temos ainda direito a conhecer Marvin, um robô completamente depressivo e destrutivo que consegue deixar qualquer um desmoralizado. As situações que surgem devido aos seus eternos monólogos deprimentes são deveras engraçadas. Falta-me apenas falar do presidente Zaphod, um personagem bastante inteligente e bastante estúpido ao mesmo tempo. Isto pode parecer algo contraditório, mas garanto-vos que na narrativa do autor não o é. É simplesmente um facto de que torna o personagem tão interessante.

Basicamente tudo no livro está bem conseguido e cativa o leitor, desde aos cenários apresentados, à acção que se desenrola, a maneira como se desenrola e os personagens criados pelo autor. No final ficou uma grande vontade de seguir para o próximo livro e uma grande tristeza pelo próximo ser o último traduzido para português.

Sem comentários:

Enviar um comentário