domingo, 25 de maio de 2014

Opinião - A Informacionista

Ficha Técnica:
Autor: Taylor Stevens
Título Original: The Informationist
Páginas: 336
Editor: Topseller
ISBN: 9789898626349
Tradutor: José João Leiria

Sinopse:
Vanessa «Michael» Munroe trabalha com informação. Depois de escapar a uma infância traumática numa África Central sem lei, a sua formação e o seu treino permitem-lhe obter todo o tipo de informações, independentemente do cenário de operações onde se encontre. Por isso, é agora requisitada por empresas, instituições, chefes de estado e clientes privados que podem pagar os seus serviços únicos no mundo.Quando um bilionário texano do mundo do petróleo a contrata para encontrar a sua filha desaparecida em África, Munroe regressa a um mundo selvagem e profundo que tão bem conhece, enfrentando forças misteriosas que estão determinadas em manter em segredo o destino da rapariga desaparecida.Para ter alguma esperança de sair da selva com vida, Munroe vai ter de enfrentar, finalmente, os fantasmas do passado que durante tanto tempo fez por esquecer.


Opinião:
A sinopse deste livro pode ser algo enganadora. Dá-no a entender que estamos perante uma personagem com formação e treino qualificado, provavelmente militar ou algo semelhante e que tem um trabalho como espia. Apesar de a segunda afirmação ser ligeiramente verdadeira a primeira não o é de todo. Munroe é realmente uma pessoa extremamente hábil na recolha de informação, bem como é especialista em misturar-se no meio em que se encontra. Ela consegue assim arranjar informações necessárias relativamente à política, estado do país e afins sobre o qual a encarregaram, daí que seja de certa forma uma espia. No entanto nada disto se deve propriamente a treino. Estas características foram adquiridas como meio de sobrevivência devido a uma infância traumática.

Todas estas características da personalidade de Munroe estão bastante bem vincadas ao longo de toda a narrativa, e por diversas vezes não só sentimos a loucura que vagueia nas profundezas da personagem como também a conseguimos testemunhar em primeira mão. Nota-se que o trabalho que desenvolve é basicamente uma tentativa de se livrar do passado que a persegue.

Gostei da história apresentada pelo autor. O mistério que se adensa de porque é que não querem que a rapariga que a Munroe procura seja encontrada, está bem conseguido e apesar de relativamente a personagem ter uma ideia de quem está por de trás do acontecimentos a verdade é que não deixamos de ser surpreendidos no final por informações que não esperávamos. 

Uma grande valia do livro, além da personalidade de Munroe, é as descrições que nos vão sendo apresentadas acerca do continente Africano. Como nunca lá estive não sei se são fidedignas à realidade, mas a verdade é que são sentidas como tal pelo leitor. O que traz bastante credibilidade à história. Há que não esquecer ainda as personagens secundárias da narrativa, que trazem dinâmica ao livro e fazem sobressair diferentes aspectos da personagem principal que a uma primeira vista poderiam passar despercebidos.

Um livro interessante e agradável. Gostei.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário