domingo, 22 de junho de 2014

Opinião - O Mistério do Jogo das Paciências

Ficha Técnica:
Autor: Jostein Gaarder
Título Original: Kabalmysteriet
Páginas: 311
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722320559
Tradutor: Maria Luísa Ringstad

Sinopse:
Tudo se passa em torno de um rapazinho de doze anos que, com seu pai, viaja em busca do Ás de Copas, perdão, da mãe, que partira oito anos antes para a Grécia à procura de si mesma. Pelo caminho, pai e filho são desviados por um misterioso anão para uma aldeia perdida nos Alpes, onde um não menos misterioso padeiro entrega ao rapaz um livro minúsculo escondido dentro de um pão. A viagem real prossegue, em paralelo com o mundo de fantasia, e sucessivas coincidências criam aproximações que vão conferindo um significado inesperado ao desenrolar dos acontecimentos. Um livro que fascina de muitas maneiras, em especial pela forma como o autor constrói uma engenhosa representação do mundo a partir de um jogo de cartas.


Opinião:
O Mistério do Jogo das Paciências é um livro que nos conta uma história sobre a descoberta de nós próprios e daquilo que nos rodeia.

Uma vez mais Jostein Gaarder consegue construir uma história que é cativante desde o início até ao fim. Não só pela história em si, mas também devido às revelações e pensamentos que nos vão sendo apresentados. Adorei cada pequeno detalhe da história em si, tanto da principal acerca da viagem de pai e filho, como da história que vai sendo revelada ao nosso personagem através de um livro num pão de leite. O autor tem uma capacidade surpreendente para interligar os acontecimentos de ambas as histórias, tal como também tem uma capacidade óbvia para interligar estas duas histórias com questões do foro filosófico. Cada pequena temática introduzida tem o seu interesse para a história e enquadra-se perfeitamente no contexto daquilo que se está a passar.

Quanto aos personagens, é difícil não gostar deles. Desde o pai que é um grande filósofo com umas teorias um pouco estranhas e extravagantes, até ao filho que compreende mais do que aquilo que aparenta, que é extremamente perceptivo para aquilo que o rodeia e que consegue transmitir perfeitamente aquilo que pensa aos personagens que o rodeiam bem como ao próprio leitor. Todas as personagens secundárias são importantes e contribuem para o desenrolar da história de uma maneira que não seria possível se elas não existissem. Foi delicioso ir conhecendo as ligações entre personagens conforme elas iam sendo desvendadas. Houve acontecimentos que me deixaram completamente histérica (no bom sentido claro).

Um livro que recomendo. Jostein Gaarder é sem dúvida um nome de referência.

2 comentários: