terça-feira, 8 de julho de 2014

Opinião - Fahrenheit 451

Ficha Técnica:
Autor: Ray Bradbury
Páginas: 249 (Kindle edition)
Editor: Simon & Schuster
ASIN: B0064CPN7I

Sinopse:
Guy Montag is a fireman. In his world, where television rules and literature is on the brink of extinction, firemen start fires rather than put them out. His job is to destroy the most illegal of commodities, the printed book, along with the houses in which they are hidden.

Montag never questions the destruction and ruin his actions produce, returning each day to his bland life and wife, Mildred, who spends all day with her television “family.” But then he meets an eccentric young neighbor, Clarisse, who introduces him to a past where people didn’t live in fear and to a present where one sees the world through the ideas in books instead of the mindless chatter of television.

When Mildred attempts suicide and Clarisse suddenly disappears, Montag begins to question everything he has ever known. He starts hiding books in his home, and when his pilfering is discovered, the fireman has to run for his life.

Opinião:
Eu consigo perceber o porquê de toda a gente considerar este livro fenomenal e um clássico, mas efectivamente não senti que o livro fosse assim tão especial.

Todo o conceito de os livros serem proibidos, de que esta proibição advém da própria sociedade ter deixado de considerar importante ler e estar mais predisposta a aceitar e perder-se na gratificação imediata derivada da tecnologia está bastante bem pensada e estruturada. A ideia de que os bombeiros servem para pegar fogo e não para o combaterem está também bastante interessante e cativa o leitor. A maneira como o autor constrói a narrativa à volta deste bombeiro que desde cedo se sente atraído por livros e os rouba sem se aperceber daquilo que faz está bastante bem engendrada. O wake up call que o personagem tem logo ao início e de certa forma a loucura que advém desse acordar está bem enquadrada no tipo de vida que podemos encontrar ao longo da narrativa.

Ou seja, o livro tem tudo para funcionar, e eu não lhe tiro nenhum mérito, mas por qualquer motivo não me consegui sentir arrastada de todo para dentro do livro. Senti-me algo defraudada por tudo aquilo que já tinha ouvido dizer. Agora que já passou algum tempo e olho para trás sinto que se calhar as coisas foram todas muito apressadas e precipitadas. Eu compreendo o porquê de assim o ser, mas gostaria de ter visto mais, de conhecer mais, de me sentir mais enquadrada no mundo criado e na maneira de pensar do personagem.

De qualquer modo é um livro que merece apenas ser lido, nem que seja apenas pelas ideias que transmite. É um mundo distópico que é sem dúvida o pior pesadelo de qualquer leitor.

2 comentários:

  1. Não te sintas mal, não és a única a não ter achado o livro nada de especial... concordo contigo, tanto na parte em que as ideias apresentadas são promissoras, como na parte em que o livro não é nada cativante. No meu caso, culpo a escrita do autor, que sinceramente achei um pouco irritante, com aquela pancada com os floreados. Além disso, tinha certas expectativas que acabaram por se revelar erradas ou mal colocadas, o que não ajudou. :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um livro que, definitivamente, não me ficou na memória... Fiquei um bocado "nhe"...

      Eliminar