sábado, 12 de julho de 2014

Opinião - Sinto-te

Ficha Técnica:
Autor: Irene Cao
Título Original: Io Ti Sento
Páginas: 256
Editor: Suma de Letras
ISBN: 9789896722623
Tradutor: Alice Rocha

Sinopse:
O amor é uma arte que não precisa de regras. Elena virou a página. Os dias de paixão e loucura que viveu com Leonardo fizeram dela uma mulher forte, levaram-na até ao lado obscuro do prazer, mas hoje são apenas uma recordação difusa que passa de vez em quando pela sua mente. Agora, Elena sabe o que quer para a sua vida e escolheu Filippo: por ele abandonou Veneza e mudou-se para Roma. A vida que têm em comum é praticamente perfeita. Mas é impossível esquecer o passado quando o destino tem outros planos. Basta um encontro casual entre Elena e Leonardo para mostrar que a sua história não tinha terminado. Elena nunca poderia imaginar que o restaurante escolhido por Filippo para comemorar o seu trigésimo terceiro aniversário… é de Leonardo! Aquele olhar que toca o coração de Elena e um único beijo, roubado na cozinha do local, bastam para reacender o fogo que, afinal, não se extinguira. Mas desta vez é diferente: não há regras, não é preciso ocultar o amor, e o sexo deixa de ser uma mera procura de prazer para se converter no encontro de duas almas que se pertencem. Até que o segredo mais inconfessável de Leonardo sai à luz e Elena vê-se obrigada a decidir se está disposta a pagar um preço tão alto…


Opinião:
Neste livro continuamos a seguir a história de Elena depois de se separar de Leonardo e escolher ficar com Filippo. Elena encontra-se muito mais madura e segura de si depois de tudo o que passou com Leonardo. Acredita até amar realmente Filippo e prepara-se para começar a construir uma vida a dois, até que Leandro aparece novamente.

Se por um lado gostei do primeiro livro achei este bastante medíocre. Os acontecimentos não foram minimamente cativantes, excepção feita ao porquê dos desaparecimentos de Leonardo. Toda a história foi um completo imbróglio. Se por um lado vemos uma Elena mais madura por outro esta parece não saber o que quer da vida, acabando por se magoar a si mesma e às pessoas que a rodeiam.

Sinceramente não gostei do rumo que a autora deu à história. Sou capaz de ter um pensamento aberto e aceitar muitas coisas numa narrativa, mas traição? Não é para mim. É que a autora ainda me podia ter feito acreditar que a traição era uma coisa razoável neste caso. Mas não conseguiu. Só me fez desprezar a personagem principal da história que se mostra fraca e sem saber o que quer fazer da vida. Está constantemente a dizer que ama o Filippo e que quer ficar com ele e depois vai a correr para os braços do Leandro quando ele a está constantemente a magoar. É que não faz sentido nenhum...

Tirando toda esta situação posso dizer que gostei de ficar a conhecer a Paola e espero ver mais dela no próximo livro. Foi uma personagem que me surpreendeu pela positiva e que parece vir a ser capaz de contribuir para o desenvolver da narrativa. Gostei também de rever a Gaia, desta feita mais calma e mais sensata também.

Não é um livro que recomendo. Irei ler o terceiro porque já li os outros dois, no entanto se o último estiver no mesmo patamar que este, esta trilogia passa a ser uma que não recomendo.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

2 comentários:

  1. A parte da traição também me fez bastante confusão e realmente faz não compreender a personagem principal. Foi uma escolha muito arriscada por parte da autora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo. É como disse, trair nunca é correcto, mas há livros em que o autor coloca as coisas de tal maneira que te faz sentir mais confortável relativamente à situação, que quase faz parecer que aquilo é certo. Não foi este o caso, de todo!

      Eliminar