sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Opinião - Quando Aqui Estavas

Ficha Técnica:
Autor: Daisy Whitney
Título Original: When You Were Here
Páginas: 248
Editor: Asa
ISBN: 9789892325897
Tradutor: Inês Ribeiro

Sinopse:
A mãe de Danny perdeu a batalha de cinco anos contra o cancro, três semanas antes de ele acabar o secundário - o dia porque ela mais esperara.
Agora Danny fica sozinho, apenas com as suas memórias, o seu cão, e a ex-namorada que lhe destroçou o coração. Não sabe o que fazer com a casa, o que dizer no da formatura, e muito menos como viver ou ser feliz. Então uma carta de uma amiga da mãe em Tóquio fá-lo largar tudo e viajar até ao outro lado do mundo para descobrir os segredos da mãe – e perceber por que motivo os seus últimos meses foram tão cheios de alegria. Porém, não é capaz de encontrar as respostas ou de fugir às complexidades da sua relação com Holland apenas por atravessar o oceano. Porém, entre as flores de cerejeira, os templos e as multidões da cidade de néon, e com a ajuda de uma jovem japonesa amiga da mãe, começa a ver que talvez não tenha sido a magia antiga ou os tratamentos místicos que faziam a mãe regressar ao Japão. Talvez o segredo de como viver resida na forma como ela morreu. E como amou.

Opinião:
Neste livro ficamos a conhecer Danny e o que lhe acontece depois da morte da mãe. Quando digo o que lhe acontece não estou tanto a falar de coisas "físicas", mas sim psicologicamente. Ao fim e ao cabo a viagem empreendida pelo personagem tem tudo de sentimental e crescimento enquanto pessoa e muito pouco de deslocação no mundo físico.

Danny é uma personagem com muitos problemas. O seu pai morreu à mais de 6 anos, a irmã adoptada desapareceu pouco depois da morte do pai e a mãe acabou de falecer devido a um cancro com o qual lutava já há alguns anos. Além disso a única pessoa que Danny alguma vez amou partiu-lhe o coração. Tendo em conta que o personagem está agora a acabar o secundário, encontra-se numa fase da vida onde tudo parece pior do que aquilo que realmente é.

Foi um livro que me cativou e que li de uma só assentada. É fácil relacionarmo-nos com o personagem. Na sua procura do prazer imediato como forma de sentir algo e fugir à dor das constantes perdas que tem vindo a sofrer. A maneira como a autora encaminha a história está bem conseguida. com um ritmo calmo e regular ela faz o personagem passar por diversas situações que o fazem perceber que é nas pequenas coisas que muitas vezes encontramos a alegria de viver.

Os personagens secundários são também fundamentais no desenvolver da narrativa. A Kana é alguém muito importante no percurso do Danny. É alguém cheio de vida que está constantemente a trazer-nos um sorriso à cara, mas ao mesmo tempo é alguém cheio de sabedoria que também sabe agir de uma forma séria e sabe dizer as palavras certas no momento certo.

Apesar de ser um livro do qual gostei bastante senti que havia algo que faltava. Sinceramente não sei dizer o que é em específico, mas terminei o livro com uma sensação de desconforto. De qualquer modo é um livro que recomendo sem reservas. 

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário