sábado, 6 de setembro de 2014

Opinião - Quero-te

Ficha Técnica:
Autor: Irene Cao
Título Original: Io Ti Voglio
Páginas: 243
Editor: Suma de Letras
ISBN: 9789896722654
Tradutor: Alice Rocha

Sinopse:
O amor é uma arte que não precisa de regras.

Agora que descobriu o desejo mais puro, Elena decide vivê-lo em pleno, sem amarras, só pelo prazer. Para isso, renuncia à paixão de Leonardo e à segurança de Filippo. No entanto, a louca espiral de encontros sexuais em que se envolve acaba por não a levar ao prazer que procurava. Mas, como dois pólos opostos que se atraem irremediavelmente, o destino volta a juntar Leonardo e Elena, depois de um trágico acidente. Quer salvar Elena com o fogo da sua paixão impossível de conter.


Mas o passado de Leonardo regressará para o ferir... e desta vez só o amor puro e incondicional de Elena o poderá salvar.

Opinião:
Este livro foi-me tão indiferente que não tenho quase nada para dizer acerca dele. Quando um livro é bom falamos bem, quando é mau falamos mal, quando nos é indiferente acabamos por não saber do que havemos de falar. É o que me está a acontecer acerca deste livro.

Aqui vemos uma Elena completamente transformada, perdida na procura do prazer que não consegue encontrar desde que perdeu Leonardo. Se formos pensar de uma forma racional a sua atitude é aceitável, no entanto s´pensando nisso racionalmente chegamos a essa conclusão. A verdade é que através da leitura do livro, da maneira como a autora nos apresenta as situações a vida boémia que a Elena leva é apenas isso, uma vida boémia e não uma tentativa de esquecer algo, um mecanismo de "protecção".

De qualquer modo toda a narrativa é ela algo descabida e desenxabida. O que acontece no casamento da melhor amiga, e antes disso e o reaparecimento do Leonardo são completamente descabidos. Irrita-me solenemente que baste ele estalar os dedos que ela fica logo toda derretida e começa logo a tentar levá-lo para a cama. Irrita-me que ela pense que as coisas possam continuar do ponto de onde estavam porque gosta muito dele quando a realidade é que por muito que amemos uma pessoa, face a determinadas situações a nossa relação com ela muda sempre, nem que seja durante algum tempo.

Além disso o facto de que Elena é que se está a auto-destruir e no final ter que se ela a ajudar o Leonardo a suportar um determinado acontecimento é ridículo. Não só é ridícula a premissa como ainda a maneira como a autora a desenvolve é apressada e de fácil resolução.

Em resumo, é um livro medíocre. Uma história que tinha tudo para ser interessante veio a degenerar de livro para livro. Uma trilogia com a qual não vale a pena perder tempo.


(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário