sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Desafios 2014

2014 foi o primeiro ano em que participei em desafios literários e só tenho a dizer que correu de forma excelente. Posso dizer que dos quatro desafios a que me propus consegui completar todos eles. Um ou outro talvez tenham sido um pouco à pressão, mas a realidade é que consegui terminar todos o que me deixa imensamente satisfeita comigo mesma.

Falando agora dos desafios em si: 

Mount TBR 2014


Foi um dos desafios que mais me custou completar. Só agora no final do mês é que consegui atingir o objectivo e tive que deixar algumas coisas que queria ler para segundo plano de modo a que conseguisse terminar o desafio. Se por um lado é aborrecido não ler aquilo que me apetece por outro lado este desafio obrigou-me a olhar para a minha pilha com outros olhos. Obrigou-me a pegar em livros que se calhar eu não ia pegar porque me apetecia ler sempre livros mais recentes, e que na realidade eram tão bons ou melhores que aquilo que me estava a chamar a atenção na altura. Inicialmente tinha-me proposto a ler três livros meus por mês. Contudo não foi isso que aconteceu. Houve realmente alturas em que li os três livros, outras em que li menos e outras em que li muito mais. Assim sendo considero este desafio um sucesso e para o ano conto participar novamente.

Short Story Literary Challenge


Ler contos foi um hábito que fui adquirindo ao longo deste ano. Normalmente não era o meu tipo de leitura preferido e raramente uma história destas me conseguia encher as medidas. Contudo fui aprendendo a apreciar melhor este tipo de história, a conseguir perceber quando estavam bem construídas. Li contos excelentes e outros não assim tão bons. Este desafio acabou por se conjugar com o Mount TBR pois alguns dos livros que tinha para ler eram antologias e assim juntou-se o útil ao agradável. Mais uma vez este foi um desafio que me encheu as medidas e que me fez crescer enquanto leitora.

2014 Monthly Motif Reading Challenge e Monthly Key Word 2014











Estes foram dois desafios que sempre que possível tentei conjugar. São algo semelhantes na sua concepção e são divertidos porque nos fazem procurar na nossa pilha ou fora dela por livros que se encaixem nas diferentes categorias. Além disso obriga também o leitor a algum processo imaginativo, principalmente o Key Word, para que possamos encontrar palavras derivadas daquelas que nos são fornecidas originalmente. Estes foram sem dúvida os desafios que tiveram uma vertente mais divertida, enquanto os outros dois foram mais utilizados para me "obrigar" a pegar em excelentes livros que tinha cá em casa e para me fazer crescer enquanto leitora. Assim sendo considero estes dois desafios um completo sucesso e em princípio para o ano vão manter-se activos no blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário