quarta-feira, 29 de abril de 2015

Opinião - Até que a Morte nos Una

Ficha Técnica:
Autor: Jonathan Tropper
Título Original: This Is Where I Leave You
Páginas: 408
Editor: Suma de Letras
ISBN: 9789898775212
Tradutor: Vasco Gato

Sinopse:
Quando Judd Foxman encontra a esposa, Jen, na cama com o seu chefe perde o trabalho e a mulher. E no momento em que começava a pensar que as coisas não podiam piorar, recebe a notícia da morte do pai, cuja última e derradeira vontade é que os filhos cumpram o Shivá, uma tradição judaica que pretende juntar, debaixo do mesmo tecto, toda a família durante sete dias. Esta será a primeira vez que o clã Foxman se reúne desde há muito tempo.
Algumas famílias podem-se tornar tóxicas quando expostas a uma exposição prolongada. E a família Foxman em particular pode atingir um nível de toxicidade letal. É nisso que Judd está a pensar, com o prato de salmão e batatas à sua frente, na mesa, tentando alhear-se dos gritos dos sobrinhos. O telemóvel do cunhado não pára de tocar, a irmã e seu eterno compincha (o irmão mais novo) insistem em desferir-lhe dardos venenosos enquanto a sua mãe, num vestido demasiado justo, o olha com uma insuportável expressão de pena. Bastam algumas horas para que a casa se torne num barril de pólvora prestes a explodir, com velhos rancores, paixões nunca silenciadas e segredos vergonhosos. E, enquanto todos à sua volta parecem perder o controlo, Judd terá de tentar descobrir se consegue encontrar um novo equilíbrio, apesar de tudo.

Opinião:
Até que a Morte nos Una é um livro sobre a família. Contudo não é sobre uma família que tem segredos que vão sendo descobertos ao longo da narrativa, não é sobre uma família cheia de demócnios e tristezas em que existe um marido abusador, ou violento ou uma mãe drogada e ausente. Este livro é sobre uma família disfuncional, sim, mas sobre uma família onde todos gostam uns dos outros apesar das suas muitas divergências.

Foi uma aventura seguir Judd ao longo dos sete dias que correspondem ao Shivá. Durante estes dias ficamos a conhecer como é que chegou ao ponto em que se encontra, separado da sua mulher Jen e apelidado de cornudo. Ficamos a saber qual a dinâmica da família, como é que as coisas chegaram ao ponto em que chegaram, em que apesar de todos se amarem não se conseguem impedir de se atacarem mutuamente de forma a ver quem magoa mais fundo.

Adorei a temática do livro, o facto de que quando toda a gente se junta vai haver alvoroço na certa e vai reinar o caos e a confusão. Provavelmente fiquei tão encantada pelo livro porque a minha família também é um pouco assim, quanto mais longe estamos uns dos outros mais gostamos uns dos outros. 

É impossível não falar de todas as outras pessoas que vão aparecendo ao longo da narrativa, Paul, Philllip e Wendy são os irmãos de Judd e são completamente disfuncionais. Principalmente Phillip ,que se porta como a criança e o inconsequente da família, e Wendy que adora mandar bocas e espetar a agulha onde ela dói mais. A mãe de Judd é também completamente alucinada! Adora partilhar a sua vida sexual com os filhos e também as suas histórias embaraçosas com toda a gente.
 
Além da temática adorei também a forma como o livro foi escrito. A voz de Judd é fantástica e prende o leitor desde o início. Judd tem uma voz bastante característica e a sua maneira de contar os acontecimentos é também bastante peculiar. Judd é um personagem cativante e ao longo da narrativa vai crescendo através dos desafios até encontrar uma forma de equilíbrio para a sua nova forma de vida.

Este é um livro que recomendo, que mostra as interacções entre familiares e como às vezes apesar de não se darem bem estão sempre lá uns para os outros. É também um livro que está bastante bem escrito e que não se deve perder.

 
(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário