quarta-feira, 8 de abril de 2015

Opinião - O Alvo

Ficha Técnica:
Autor: David Baldacci
Título Original: The Target
Páginas: 404
Editor: Clube do Autor
ISBN: 9789897242007
Tradutor: Maria Dulce Guimarães da Costa & Vasco Teles de Menezes

Sinopse:
Um ataque à Coreia do Norte colocaria os Estados Unidos debaixo de fogo e o mundo em risco. A conspiração para eliminar o líder do país está em curso e não há margem para erros. Will Robie e Jessica Reel são os únicos agentes capazes de executar a missão. Neste novo livro de Baldacci, o mundo está sob ameaça de um inimigo poderoso. Existe a possibilidade de o eliminar de uma vez por todas. Mas trata-se de uma missão de alto risco; se for bem-sucedida, o mundo será um lugar melhor. Mas se falhar, estaremos perante um Armagedão.

Opinião:
Uma vez mais deparamo-nos com um livro cheio de adrenalina e acção. Uma vez mais é-nos dada a oportunidade de ver Robie e Reel em acção e não deixa de ser algo espectacular. Depois do que aconteceu no livro anterior várias pessoas querem ver Robie e, principalmente, Reel mortos. O que é que poderá ser melhor e mais fácil do que enviá-los numa missão suicida?

Ao longo da narrativa o alvo a atingir vai mudando, e achei isso um ponto positivo porque nos deixa em alerta a pensar o que raio poderá acontecer a seguir que leve novamente a uma alteração na missão. Ao longo de todos os precalços Robie e Reel mantém-se juntos e acabam por dar apoio um ao outro, bem como ajudarem-se de modo a ultrapassar as maselas que o passado deixou em ambos. Se houve algo que adorei foi rever a Julie. Damn, aquela miúda continua extremamente inteligente e astuta, continua a conseguir perceber perfeitamente Robie e Reel, tornando-se alguém em que ambos se apoiam apesar da idade. Afinal Julie já passou por muita coisa apesar de ser uma criança e isso dá-lhe uma maturidade que quase ninguém tem com a sua idade.

Se houve outra personagem que me cativou bastante foi Chung Cha, uma agente da Coreia do Norte. tenho que admitir que o autor fez um excelente trabalho em torná-la assustadora e ao mesmo tempo tão humana. Chung Cha é alguém que apesar de tudo aquilo porque passou ainda quer ter a possibilidade de amar e fazer algo bom por outro ser humano. Através desta personagem ficamos ainda a perceber como é a vida para as pessoas na Coreia do Norte, e apesar do pouco que é descrito posso garantir que aquele é um local onde não queria de todo viver.

O livro tem também um outro plot além do principal que está ligado a Reel e ao seu passado. Este é contado do ponto de vista do pai dela. Apesar de ter gostado deste segundo plot senti-me algo frustrada porque o livro acabou por ter dois culminares, o que fez com que a meio da leitura eu perdesse o embalo. Não gosto muito quando fico com a sensação que algo acabou e depois afinal não acabou.

Tirando isso esta foi novamente uma excelente leitura. Em que é garantido sentir-mo-nos entretidos e satisfeitos com a leitura

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário