sábado, 18 de abril de 2015

Opinião - Os Salteadores do Nilo

Ficha Técnica:
Autor: Steven Saylor
Título Original: Raiders of the Nile
Páginas: 376
Editor: Bertrand
ISBN: 9789722528993
Tradutor: Pedro Carvalho e Guerra & Rita Carvalho e Guerra

Sinopse:
Em 88 a. C., o mundo parece estar à beira de uma guerra catastrófica - de Roma à Grécia, e ainda ao Egito, onde vive Gordiano, um cidadão romano. Quando não está a resolver quebra-cabeças, o jovem passa o seu tempo com Bethesda, a sua escrava, esperando que o mundo volte a si.

No dia em que Gordiano faz vinte e dois anos, Bethesda é raptada por bandidos que a confundem com a amante de um homem rico. De modo a salvar a mulher que significa mais para si do que suspeita, Gordiano tem de encontrar os raptores antes que eles se apercebam do seu erro e, usando as habilidades que aprendeu com seu pai, convencê-los a libertarem Bethesda. Enquanto as ruas de Alexandria mergulham lentamente no caos e os cidadãos se começam a revoltar, depois de rumores sobre uma iminente invasão por parte do irmão do rei Ptolomeu, Gordiano vê-se envolvido numa perigosa trama - o saque do sarcófago de ouro de Alexandre, o Grande.

Opinião:
Este livro foi uma surpresa agradável. Se por um lado tinha gostado do livro anterior, mas este não me tinha convencido, a verdade é que desta vez o autor me conseguiu convencer.

Tal como descrito na sinopse, este livro pega algum tempo depois do anterior. Se anteriormente já se vivia num mundo em guerra aqui o estado das coisas parece ter-se agravado, até mesmo no Egipto. O que leva a que determinados acontecimentos se desenvolvam, nomeadamente o rapto de Bethesda, a escrava de Gordiano, e o consequente envolvimento deste com o Bando do Cuco.

Na minha opinião este livro está melhor conseguido pois o autor não se propõem a fazer o quase impossível, descrever locais e monumentos que eram tão grandiosos que quem os visse carecia de palavras para os descrever. Assim sendo, ele foca-se em coisas mais mundanas e "fáceis" de descrever, o que leva a que o leitor não se sinta insatisfeito com as descrições do que lhe é apresentado.

Ao mesmo tempo os acontecimentos foram mais interessantes, e a maneira como estes foram acontecendo também. O autor soube fazer um bom trabalho ente as partes de acção e as partes de reflexão. De qualquer modo a maior parte do livro está repleto de acção e situações que pretendem o leitor ao longo da história. Algo que também contribuiu bastante para agarrar o leitor foi o facto de que ao longo de toda a narrativa é difícil perceber o porquê de determinadas atitudes de alguns personagens. E apesar de sentirmos alguma desconfiança a verdade é que só no final é que todas as peças se encaixam e acabam por fazer sentido.

Os personagens em si continuam a ser bastante interessantes. Do livro anterior apenas conhecemos Gordiano e mais tarde voltamos a ver Ismene, no entanto existe uma enorme quantidade de personagens que vão aparecer ao longo do livro e que é impossível que não nos sintamos cativados por eles. Nomeadamente o pequeno Djet, que apesar da sua tenra idade mostra-se extremamente inteligente e cheio de recursos. É engraçado ver como ao início ele despreza Gordiano e ao longo da história acaba por se afeiçoar a ele acabando por lhe salvar a vida. Outro personagem que também se destaca é o Filho do Cuco, um personagem cheio de carisma que vai trazer bastantes dissabores para Gordiano e para Bethesda. Não me vou por a falar de todos os personagens que ficamos a conhecer, mas posso dizer que gostei de todos eles à sua maneira. Todos pareciam bastante reais e diferentes entre si, o que dá dimensão à história.

Claro que não posso deixar de referir a atmosfera que o autor consegue criar e transmitir do Egipto naquela altura, bem como dos problemas no resto do Mundo e o impacto que isso tinha sobre as diferentes populações no mundo.

Uma série que vale a pena ser lida.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário