domingo, 31 de maio de 2015

Opinião - Ash

Ficha Técnica:
Autor: Malinda Lo
Páginas: 284
Editor: Little, Brown Books for Young Readers
ASIN: B002L4EXMO

Sinopse:
Cinderella retold

In the wake of her father's death, Ash is left at the mercy of her cruel stepmother. Consumed with grief, her only joy comes by the light of the dying hearth fire, rereading the fairy tales her mother once told her. In her dreams, someday the fairies will steal her away, as they are said to do. When she meets the dark and dangerous fairy Sidhean, she believes that her wish may be granted.

The day that Ash meets Kaisa, the King's Huntress, her heart begins to change. Instead of chasing fairies, Ash learns to hunt with Kaisa. Though their friendship is as delicate as a new bloom, it reawakens Ash's capacity for love-and her desire to live. But Sidhean has already claimed Ash for his own, and she must make a choice between fairy tale dreams and true love.

Entrancing, empowering, and romantic, Ash is about the connection between life and love, and solitude and death, where transformation can come from even the deepest grief.

Opinião:
Um retelling da Cinderela? Interessante. Com um triângulo amoroso? Huuuum.... E um dos lados é lésbico? Pode funcionar muito bem ou muito mal. Tendo em conta que só a meio do livro é que me apercebi desta situação diria que algo não podia estar lá muito bem...

A história que nos é apresentada é em tudo semelhante ao original, o twist está no facto de meter fairies e uma relação lésbica. Comecemos pelo que a história tem de melhor. A escrita da autora. Adorei a maneira de escrever dela, como ela nos conta a história. A autora tem bastante capacidade para descrever os momentos mais tristes e introvertidos de Ash, as suas descrições são também cativantes e os personagens são interessantes q.b. Contudo é sem dúvida a melodiosidade da sua escrita que cativa o leitora do início ao fim da narrativa.

Gostei da personalidade dos personagens que nos eram apresentados, de Ash, da Madrasta e das duas irmãs, bem como de Sidhean. Kaisa já não foi capaz de me cativar por aí além. A autora fez um bom trabalho a descrever as diferentes fases pelas quais Ash passava ao longo do seu crescimento tanto exterior como interior. Sendo que começamos por ver alguém completamente destruído e que acaba por começar a perceber o quão importante é a vida.

Sendo que o livro se baseia maioritariamente nas interacções entre Ash e Sidhean e Ash e Kaisa senti que a relação entre as duas últimas deixou muito a desejar. Enquanto a autora consegue transmitir uma relação estável e é fácil perceber que Ash se sente ligada a Sidhean, que retira força dos momentos que passa com ele e que gosta genuinamente dele o mesmo não se passa com Kaisa. Efectivamente é bastante perceptível que Kaisa exerce um certo fascínio sobre Ash, mas nunca diria que esse fascínio seria amor. Ao longo de todo o livro senti que era o fascínio que alguém tem para com uma pessoa interessante e cativante e não necessariamente alguém por quem nos sentimos atraídos.

Outra falha que encontrei no livro foi o facto de a autora nos dar determinadas informações, mas depois não explica nada. Faz com que o mundo que criou pareça pouco real, um pouco mal amanhado porque ficamos sem perceber exactamente o porquê de ela prestar determinadas informações que ao não serem desenvolvidas não contribuem em nada para a história e ainda deixam o leitor mais confuso...

Este é um livro que me deixou algo dividida, se por um lado gostei bastante da voz da autora, por outro a história em si mostrou algumas falhas difíceis de ignorar. Possivelmente será uma autora a que poderei retornar um dia com títulos mais recentes e possivelmente com uma história mais coerente.

Sem comentários:

Enviar um comentário