sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Opinião - A Cada Dia

Ficha Técnica:
Autor: David Levithan
Título Original: Every Day
Páginas: 288
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898800107
Tradutor: Susana Sessão

Sinopse:
A cada dia um novo corpo. A cada dia uma nova vida. A cada dia o mesmo amor pela mesma rapariga.

A cada dia, A acorda no corpo de uma pessoa diferente. Nunca sabe quem será nem onde estará. A já se conformou com a sua sorte e criou regras para a sua vida:

Nunca se apegar muito. Evitar ser notado. Não interferir.

Tudo corre bem até que A acorda no corpo de Justin e conhece Rhiannon, a namorada de Justin. A partir desse momento, as regras de vida de A não mais se aplicam. Porque, finalmente, A encontrou alguém com quem quer estar a cada dia, todos os dias.

Opinião:
A Cada Dia é um livro que aborda situações fora do comum e que obriga o leitor a pensar fora da zona de conforto. A premissa de que A é um ser sem sexo e que só consegue habitar por um dia no corpo de outra pessoa é o que dá o mote à história. Contudo é o seu encontro inesperado com Rhiannon que o vai levar a ver a vida de uma maneira diferente.

David Levithan abora várias temáticas interessantes no livro, principalmente o que é o amor. É acerca do sexo (M ou F)? É acerca da cor que temos? É acerca da distância? Enquanto vai saltando de copor em corpo A vai percebendo as diferentes formas do que é amar. E o que amar significa na realidade. Ao mesmo tempo A começa a debater-se cada vez mais com o facto de que pode alterar a vida das pessoas para melhor ou pior, mas será que deve? Até que ponto é correcto para ele alterar a vida das pessoas em que toca só para poder satisfazer os seus caprichos? Será correcto roubá-los da sua personalidade e das suas vidas nem que seja só por um dia. Afinal, como Rhiannon diz, ele é apenas um convidado.

É interessante ver como ao longo da narrativa A se vai apercebendo das diferentes opções que tem e como estas podem ser certas ou erradas, até que tudo converge para a sua decisão final, que apesar de ser radical é o melhor que poderia ser feito dadas as circunstâncias.

O modo como o autor nos vai apresentando os diferentes temas está bem conseguido, bem como o modo como ele os discute através das personagens de A e Rhiannon. A voz dos personagens adequa-se bastante bem ao modo como a história é contada e às suas personalidades. A escrita do autor é cativante pelo modo directo como apresenta as situações e as aborda sem receios.

Gostei da volta que o autor deu à história e de como introduziu o vilão. Foi uma reviravolta da qual não estava à espera e que me despertou curiosidade por saber mais acerca do que é A, de onde veio e qual é o objectivo da sua existência.

Contudo senti que o livro ficou aquém das expectativas e apesar de ter gostado senti que lhe faltava algo que lhe desse aquele pedaço de grandeza.

(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário