sábado, 1 de agosto de 2015

Opinião - Illusions of Fate

Ficha Técnica:
Autor: Kiersten White
Páginas: 288
Editor: HarperTeen
ASIN: B00H7LUQ5O

Sinopse:
Dive into a world of enchantment and romance in this lush fantasy, which Stephanie Perkins, international bestselling author of Anna and the French Kiss, called "an absolute delight—a magical, sparkling, dangerous world with witty repartee and a romance that will light your heart on fire." Fans of Libba Bray and Cassandra Clare will fall in love with this captivating stand-alone novel from Kiersten White, New York Times bestselling author of the Paranormalcy trilogy.

Jessamin has been an outcast since she moved from her island home of Melei to the dreary country of Albion. Everything changes when she meets the gorgeous, enigmatic Finn, who introduces her to the secret world of Albion's nobility, a world that has everything Jessamin doesn't—power, money, status . . . and magic. But Finn has secrets of his own, and the vicious Lord Downpike will do anything to possess them. Unless Jessamin, armed only with her wits, can stop him.

Opinião:
Uma excelente leitura. Apesar de uma opinião a este livro me ter despertado o interesse quase de certeza que não teria pegado nele tão cedo se não fosse por causa do Monthly Key Word Challenge e de alguém que me recordou que este livro existia. Obrigada a todos os envolvidos por me terem "forçado" a ler um livro que adorei.

Illusions of Fate conta a história de Jessamin, uma rapariga originária de Melei, uma ilha que terá sido conquistada por Albion, um país vizinho. Jessamin é uma rapariga extremamente inteligente que encontrando-se numa situação não perfeita tem a capacidade de a utilizar para seu benefício. Assim sendo Jessamin decide ir estudar para Albion de modo a tentar obter para si uma vida melhor. É aqui que conhece Finn. Um personagem intrigante que nos vai apresentar o lado escondido da sociedade de Albion.

A história em si é cativante. Cheia de acção, contratempos, momentos de suspense e momentos de ternura e cumplicidade. Contudo não só de uma história interessante se faz um bom livro. Assim sendo somos apresentados a personagens completamente cativantes, às quais somos incapazes de ficar indiferentes. Jessamin além de inteligente é também alguém bastante desenrascada, que não autoriza que tomem decisões por si. Ao mesmo tempo é dona de um humor extraordinário. Está constantemente a fazer piadas sarcásticas, a mandar "indirectas" extremamente certeiras e usa a ironia como arma para se defender contra as injustiças do mundo.

Já Finn é um autêntico gentleman. Bastante simpático e preocupado com Jessamin, está constantemente a tentar protegê-la. Gosto principalmente quando Finn se arma em inocente para com Jessamin em determinadas situações. A reacção da nossa protagonista é explosiva nestas situações. O que leva a que o leitor seja incapaz de reter o riso. É impossível não sentir a química que existe entre estes dois personagens. A preocupação que demonstram e o respeito que sentem um pelo outro. Finn não trata Jessamin baseando-se na sua ascendência ou no facto de ser mulher, ensinando-a na sua arte apesar de a mesma não a conseguir praticar. Apesar de ao início Jessamin colocar Finn no mesmo saco que os restantes habitantes de Albion passa também a respeitá-lo por aquilo que ele é. Ver a evolução destes personagens e da sua relação foi simplesmente um mimo.

Não posso deixar de falar das personagens secundárias. Elas complementaram na perfeição este livro. Eleanor é alguém que sabe tudo de toda a gente em Albion. Se queres saber as últimas novidades, vai ter com a Eleanor. Contudo esta é uma personagem que é muito mais que aquilo que mostra. Eleanor é também bastante inteligente e sagaz e utilizar os conhecimentos da alta sociedade como arma sem que ninguém disso se aperceba. Gostei como modo natural como ela se apegou à Jessamin sem fazer qualquer tipo de julgamentos e estando lá para ela mesmo quando as coisas se tornaram mais difíceis. Não posso deixar de referir o Corvo que Jessamin acaba por adoptar. Apesar de não lhe ser dada uma voz as suas acções dizem tudo e o seu final deixou-me bastante sensibilizada.

Quanto ao vilão da história. Este é sem dúvida uma pessoa horrível. Pela sua falsidade e capacidade de manipular os outros. Quando a verdade nos é revelada fiquei completamente aparvalhada. O rancor, a raiva, o ódio e a vingança são sentimentos que nos consomem e nos transformam em algo assustador.

Houve pequenos aspectos que acho que poderiam ter sido melhor trabalhados. O modo como o Finn se apaixona pela Jessamin assim que a vê acho que era desnecessário. Podia ter sentido alguma coisa, mas gostava que da parte dele tivesse existido um crescer dos seus sentimentos tal como aconteceu com Jessamin. A história da sombra e de onde vem a magia e como funciona também poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidas e explicadas. Parece que esse ponto importante da narrativa foi algo apressado e deixado de lado tendo em conta a situação mais complicada e premente em que os protagonistas se encontravam.

 Contudo este não deixa de ser um excelente livro, bastante completo e que me encheu as medidas. Sem dúvidas uma das grandes surpresas do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário