terça-feira, 1 de setembro de 2015

Opinião - O Regresso do Assassino

Ficha Técnica:
Autor: Robin Hobb
Título Original: Fool's Errand
Páginas: 565
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896373306
Tradutor: Jorge Candeias

Sinopse:
Ele é um bastardo com sangue real.
Ele é um assassino com poderes malditos.
Ele é a única esperança para um reino caído em desgraça.

Atreva-se a entrar num mundo de perfídia e traição que George R. R. Martin apelidou de "genial". Atreva-se a acompanhar um herói que a crítica considerou "único". O Regresso do Assassino é o regresso da grande fantasia épica. Se está à espera de mais do mesmo, este livro não é para si. Caso contrário... bem-vindo a uma aventura que nunca irá esquecer!

Opinião:
Há anos que não lia Hobb. A ideia que me tinha ficado de quando li a primeira trilogia (em Portugal pentalogia) é que a escrita da autora apesar de ser excelente não era fácil de digerir e portanto as leituras tornavam-se algo prolongadas. Daí ter algum receio em pegar na outra trilogia que tinha lá por casa. Não pretendia que as leituras se arrastassem indefinidamente. Não poderia estar mais enganada.

É evidente que a escrita da autora permanece a mesma, bem como a sua forma de contar histórias. Os acontecimentos continuam a ser-nos apresentados de um modo lento e a autora é bastante dada à introspecção. Contudo a história é tão interessante que na realidade a sua lentidão não aborrece o leitor. Poderá ter também a ver com o facto de que sinto que como leitora tenho vindo a evoluir e consigo tirar melhor partido de determinados livros que há uns anos atrás não saberia apreciar.

Neste livro continuamos a seguir as aventuras de Fitz, mas um Fitz mais velho e de certa forma mais ponderado. É-nos também reapresentado o Bobo, que sofreu algumas alterações ao longo do tempo, se bem que apenas físicas. Foi bom ver que em essência ambos continuam a ser aquilo que sempre foram. É também extraordinário ver a relação entre estes dois personagens. O amor que nutrem um pelo outro e o modo como se entendem perfeitamente. Muitas vezes sem necessidade de palavras. Nem todos os autores têm a capacidade de criar uma relação tão pura como a destes os dois. É claro que a única relação que poderia suplantar a de Fitz com o Bobo será a de Fitz com Olhos-de-Noite. Uma relação única, difícil de descrever e apreender na totalidade por nós leitores.

Ao longo da narrativa Fitz vai ter que se redescobrir a si mesmo e às suas capacidades de forma a conseguir recuperar o Príncipe Respeitoso das mãos dos Pigarços. Ao mesmo tempo é-nos apresentada mais informação acerca do Bobo e de uma mulher branca que tem potencial para vir a tornar-se uma poderosa antagonista na demanda dos nossos heróis para que a linhagem Visionário seja mantida a salvo. Ao mesmo tempo a autora vai-nos apresentando o estado mental e física em que se encontram alguns dos personagens que já conhecíamos e amávamos da série anterior. Infelizmente nem tudo são boas notícias.

Contudo a autora apresenta-nos também novas personagens bastante interessantes, nomeadamente Gina que poderá no futuro vir a ter uma relação com Fitz. Se bem que eu ainda tenho esperança de o ver com Moly. Foi também fascinante conhecer o Príncipe Respeitoso que tem tanto de Fitz, como de Kettricken e Veracidade. Tenho bastante curiosidade para vir a conhecer a filha de Fitz e Moly. Zar, o filho adoptivo de Fitz poderá vir a tornar-se um personagem interessante, isto se tiver a possibilidade de ter mais tempo de antena no próximo livro.

A autora conseguiu deixar-me curiosa e de certa forma ansiosa para saber o que aí vem. Quem é esta mulher branca? O que é que os Pigarços realmente pretendem? Conseguirá Fitz ensinar e guiar de forma segura o Príncipe Respeitoso? Uma série de questões que pretendo ver respondidas brevemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário