segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Opinião - Anya's Ghost

Ficha Técnica:
Autor: Vera Brosgol
Páginas: 224
Editor: First Second
ASIN: B00CNTSVA2

Sinopse:
Anya could really use a friend. But her new BFF isn’t kidding about the “Forever” part...

Of all the things Anya expected to find at the bottom of an old well, a new friend was not one of them. Especially not a new friend who’s been dead for a century.

Falling down a well is bad enough, but Anya’s normal life might actually be worse. She’s embarrassed by her family, self-conscious about her body, and she’s pretty much given up on fitting in at school. A new friend—even a ghost—is just what she needs.

Or so she thinks.

Spooky, sardonic, and secretly sincere, Anya’s Ghost is a wonderfully entertaining debut from author/artist Vera Brosgol.

Opinião:
Para os desafios deste mês decidi ler algo um pouco diferente. Assim sendo optei por esta BD sugerida pela p7 do Bookeater/Booklover. Como já referi anteriormente não sou nenhuma especialista em BD e por isso aquilo que considero ser uma boa BD para mim é mais à base do que gosto do que da real qualidade do trabalho.

Em Anya's Ghost ficamos a conhecer Anya, uma rapariga Russa que tal como muitos outros jovens está carregada de inseguranças e tormentos próprios de uma estudante do Secundário. Um dia Anya cai a um poço e lá descobre o fantasma de uma rapariga, fantasma este que acaba por a acompanhar quando finalmente Anya é salva. Ao início tudo parece correr de forma perfeita. Anya e Emily criam uma relação forte e vê-se ali uma verdadeira amizade. Contudo aos poucos as coisas começam a mudar e determinadas atitudes de Emily tornam-se assustadoras. Levando tanto Anya como o leitor a questionar o que é que realmente se passa.

De um modo geral gostei bastante da história que a autora nos apresenta. Cheia de acontecimentos e revelações desde o início até ao final. Gostei também dos temas abordados pela autora. Temas como a insegurança dos jovens sobre o seu papel no mundo, se há alguém que se preocupe e goste deles, se ter determinadas atitudes é vantajoso, visto assim serem reconhecidos apesar de acabarem por perder um pouco mais do eu que os caracteriza. Anya passa por várias destas questões, mas não é a única. Existem outros personagens, como o rapaz russo que acabou de chegar à América que é constantemente enxovalhado e gozado, bem como mal-tratado e que acaba por receber conforto pelo facto de perceber que não será sempre um estranho. Também a actual namorada da paizão de Anya se deixa encurralar pela situação em que se encontra e acaba por ser usada pelo seu namorado e submeter-se a determinadas humilhações só para não ficar sozinha.

No final o pensamento que permanece é que toda a gente tem os seus problemas. Nenhum é pior que outro, apenas diferentes. E ser jovem implica uma série de inseguranças e tragédias próprias da idade, que com o tempo vão perdendo importância.

Os desenhos em si são também apelativos. É fácil perceber o estado de espírito dos personagens mesmo sem falas, bastando para isso focarmo-nos nos desenhos que são apresentados.

2 comentários:

  1. Olá
    Já tinha alguma curiosidade com este livro, que agora ainda aumentou :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Ainda bem que conseguir despertar ainda mais o teu interesse! Como já fiz notar, BD não é de todo a minha praia, mas esta agradou-me bastante!
      Bjs =)

      Eliminar