domingo, 1 de novembro de 2015

Opinião - A Evolução de Calpurnia Tate

Ficha Técnica:
Autor: Jacqueline Kelly
Título Original: The Evolution of Calpurnia Tate
Páginas: 248
Editor: Contraponto
ISBN: 9896660999
Tradutor: Irene Guimarães

Sinopse:
O meu nome é Calpurnia Virginia Tate, mas, nesses tempos idos, toda a gente me tratava por Callie Vee. Nesse verão, tinha onze anos e era a única rapariga de um total de sete irmãos. Conseguem imaginar pior do que isto?

O verão de 1899 é quente na adormecida cidade do Texas onde vive Calpurnia, e não há muitas maneiras eficazes de combater o calor. A mãe tem uma nova ventoinha comprada na cidade, mas a única alternativa que Callie encontra é cortar discretamente o cabelo, uns furtivos dois centímetros de cada vez. Também passa muito tempo no rio na companhia do seu irascível avô, um ávido naturalista, e descobre assim que cada gota de água está cheia de vida – nada como olhar através de um microscópio!
Ao mesmo tempo que Callie vai explorando o mundo natural à sua volta, consegue desenvolver uma forte relação com o avô, contornar o perigo que é viver com seis irmãos e aprender o que significa ser-se rapariga na viragem do século.
A autora estreante Jacqueline Kelly dá vida a Callie e à sua família, capturando um ano verdadeiramente invulgar com uma sensibilidade e sabedoria únicas.

Opinião:
Já há bastante tempo que tinha curiosidade para ler este livro, contudo ainda não tinha surgido a oportunidade para pegar nele. Se soubesse o que sei agora teria feito um esforço para o ler à muito mais tempo.

Callie Vee é uma menina muito inteligente. No virar do século em que se encontra as mulheres ainda são bastante colocadas em 2º plano e tratadas como seres inferiores, cuja única obrigação é tratar da casa. Infelizmente para Callie esta situação é bastante inconveniente visto que o que ela pretende é ser cientista e estudar tudo o que a rodeia tal como o seu avô o faz. É admirável ver como sendo apenas uma criança de 12 anos Callie luta pelos seus interesses.

Sendo a única rapariga no meio de 7 filhos é esperado dela que se comporte e seja o orgulho da mãe em tudo o que toca à lida da casa, apesar de Callie não ter nenhum jeito para tal. É realmente ver como a personagem se desenvolve ao longo dos meses em que a história se desenvolve e as suas interacções com a família. Nomeadamente com o avô, que é a única pessoa que a compreende e apoia.

O que mais gostei na história foi o sentimento que ela transmite. É um sentimento difícil de descrever. Enquanto lia o livro só pensava naquelas tardes de Verão soalheiras em que existe aquele sentimento de calma e lanzeira à nossa volta. Em que tudo parece estar estagnado e não se ouve sequer os animais nas suas deambulações. Não sei se me consigo fazer entender com esta descrição, mas é o que mais se aproxima daquilo que senti. Simplesmente adorei todo este ambiente que a autora nos transmite ao longo da narrativa.

Não posso deixar também de falar da contextualização histórica que nos vai sendo transmitida ao longo da narrativa. Acho que nesse aspecto a autora esteve bastante bem e é fácil perceber todas as nuances do ambiente em que se viva naquela altura.

Soube recentemente que vai sair um segundo volume em inglês e estou bastante curiosa para o ler. Tenho curiosidade em descobrir qual o novo objectivo de Calpurnia e o que daí poderá advir.

2 comentários:

  1. Olá
    Parece interessante e a capa é lindíssima!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do livro, foi uma excelente surpresa =)
      E descobri que agora vai sair um segundo em inglês. Vou ter que ler de certeza!
      Bjs

      Eliminar