terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Opinião - A Jornada do Assassino e Os Dragões do Assassino

Ficha Técnica:
Autor: Robin Hobb
Título Original: Fool's Fate
Páginas: 419 e 440
Editor: Saída de Emergência
ISBN: 9789896374242 e 9789896374709
Tradutor: Jorge Candeias

Sinopse:
A Jornada do Assassino
Os poderes do Assassino tornaram-no uma lenda.
Mas quando ensinar o herdeiro a usá-los, ficará o reino mais seguro ou irremediavelmente perdido?
Depois do desafio lançado ao Príncipe Respeitador pela narcheska das Ilhas Externas, só lhe resta embarcar para o país de Eliânia em busca do dragão de Aslejval que tanto pode existir como não passar de uma lenda antiga.
Fitz, o mais famoso e temido assassino do reino, irá com ele. Mas a partida do herdeiro ao trono dos Seis Ducados para uma atribulada viagem marítima até uma terra de antepassados e inimigos não é algo que se faça de ânimo leve.
Que desafios irão ter de enfrentar os nossos heróis? As magias que ambos manejam imperfeitamente, serão uma ajuda ou um empecilho?
E o que acontecerá aos Seis Ducados se o herdeiro desaparecer para sempre nessa terra misteriosa e distante?


Os Dragões do Assassino
Os Dragões do Assassino termina uma das séries de fantasia mais épicas de sempre. Por uma vez, todos parecem estar unidos num único objetivo: chegar ao dragão Fogojelo, sepultado sob o glaciar de Aslevjal. Uns pretendem libertá-lo, outros querem matá-lo. O que será que vai acontecer? No meio está o Príncipe Respeitador, preso pela vontade de paz a um casamento que depende da morte do dragão, mas ligado pela Manha a quem quer devolver ao mundo aquela grande vida. O dragão de Vilamonte, poderá ter uma palavra a dizer? E o Bobo, que profetizara que morreria naquela ilha; morrerá? No centro do turbilhão, como sempre, encontra-se Fitz, sempre o fulcro, sempre o Catalisador, sempre o agente da mudança. Que surpresas, que reviravoltas no fluxo do tempo poderá ele ainda causar?

Opinião:
Uma vez mais os livros foram lidos em conjunto visto que no original constituem apenas um livro.

Nestes últimos dois livros desta trilogia acompanhamos Fitz, Respeitoso, Obtuso e Breu na sua demanda por cortar a cabeça do Dragão de modo a que possa ser realizada a união entre os Seis Ducados e as Ilhas Externas.

No decorrer da narrativa ficamos a conhecer a resposta a muitas questões que têm sido levantas e que ficaram por responder ainda da trilogia anterior. Principalmente questões referente à Mulher Branca. Isto leva a que muitas perguntas acerca do Bobo, da sua origem e do seu papel sejam também respondidas levando a que o leitor sinta que faz parte do grupo de poucas pessoas em que o Bobo confia. Por outro lado vemos como Respeitoso começa a crescer e a caminhar para se tornar no Rei que Fitz acredita que ele venha a ser. Esta nova faceta de Respeitoso leva a que Eliana se comece a interessar por ele e é possível ver afecto sincero a crescer entre os dois.

Mas muitos mais acontecimentos são dignos de referência. O aparecimento de Castro na ilha de
Aslevjal e o que daí advém. A maneira como Veloz acaba por derrotar o inimigo. O modo como Fitz sendo o catalisador resolve a visão que o Bobo tem da sua própria morte. A maneira como Urtiga descobre quem e o que é. E por fim o modo como Fitz recupera a sua verdadeira essência.

Todos estes acontecimentos misturados com os dilemas que vemos os personagens enfrentar, as suas discussões interiores quanto ao que é certo e errado, ou quanto ao que achamos ser o certo e aquilo que realmente queremos, fazem destes dois últimos livros uma obra fenomenal.

Se por um lado a história de Fitz poderia ter ficado por aqui e ficaria bem, a verdade é que após saber que existe uma nova trilogia a vontade de saber o que mais poderá estar a pôr em risco Fitz, os Seis Ducados ou o futuro que o Bobo viu é bastante grande. Contudo tenciono aguardar até sair o último livro. Conto pegar nos restantes livros da autora escritos sobre o pen name Robin Hobb.

4 comentários:

  1. Tenho um livro da autora há bastante tempo e ainda não me atrevi. Mas tenho curiosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que deves atrever-te. Vais superar expectativas ;)

      Eliminar