quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Opinião - O Apelo da Selva

Ficha Técnica:
Autor: Jack London
Título Original: The Call of the Wild
Páginas: 135
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9789722636568
Tradutor: Emília Maria Bagão e Silva

Sinopse:
Metade São Bernardo, metade Collie, Buck é afastado da sua vida confortável como animal de estimação na Califórnia e vendido a comerciantes de cães. Depressa se vê a bordo de um navio, a caminho do Norte do Canadá, onde, após inúmeros maus tratos, acaba por ser salvo por John Thornton. Em dívida para com o seu novo dono, Buck permanece ao lado de Thornton, no entanto, Buck não consegue resistir ao apelo da Natureza. Emocionante e cheio de ação, O Apelo da Selva explora a relação intemporal entre homem e cão, e os inevitáveis instintos primitivos que atraem Buck para longe da civilização e do homem, em direção a regiões inóspitas e selvagens.

Opinião:
Apesar de O Apelo da Selva ser considerado um clássico da literatura do século XX, confesso que não o conhecia, até a Civilização Editora o publicar, nesta bela colecção de clássicos: a colecção Vício dos Livros - Sol Nascente.
Tive ainda a sorte de ganhar este exemplar, num passatempo, no início deste ano. Visto que todos os meses me desafio a ler um livro tirado à sorte, e que o papelinho referente ao mês de Novembro pedia que eu lesse "Um Livro Único", portanto, sem continuação, O Apelo da Selva pareceu-me a escolha ideal, já que o tempo também não era muito.

Nunca tinha pensado ler um livro cuja personagem principal fosse um animal, neste caso um cão, e em que a perspectiva narrada fosse a desse mesmo animal. Ora, tenho a dizer que a experiência foi no mínimo interessante e que apreciei esta leitura, apesar das várias passagens fortes, desde lutas entre cães e maus tratos aos mesmos, por parte do Homem. Nesses momentos cheguei a encolher-me e a fazer mesmo alguns esgares, tal era a impressão e o incómodo que algumas cenas me provocavam.

O Apelo da Selva é um livro que nos relata a grande fidelidade do cão para com o ser humano e a sua incrível ligação, mesmo quando esta não se dá pelos melhores motivos. Vemos, não só, os abusos a que estes animais foram sujeitos aquando da época da corrida ao ouro, mas também momentos belíssimos de liberdade e vida selvagem, de afecto entre dono e animal, coragem e heroísmo associados à fidelidade.

Não deixei de achar curioso o facto de haver uma passagem no livro, que pode ser interpretada como o retratar do Índio um pouco como o mau da fita, que no final acaba, justamente(?), por pagar pelos seus crimes face a uma força da natureza. A ideologia típica Norte Americana da época, quiçá?


Em suma, achei O Apelo da Selva de Jack London um bom livro, que nos capta a atenção, de leitura fácil e rápida, que proporciona agradáveis momentos de leitura.





2 comentários:

  1. Tenho este livro na wishlist desde que saiu e agora, depois de ler a opinião, ainda fiquei mais curiosa.
    P.S.: Adoro o Pusheen no frasco! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente, dá mesmo uma leitura interessante :)
      Hehehe eu ADORO o Pusheen! Não resisti a utilizá-lo no meu frasco de desafios de leitura :p

      Eliminar