terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Opinião - Persuasão

Ficha Técnica:
Autor: Jane Austen
Título Original: Persuasion
Páginas: 256
Editor: Presença
ISBN: 9789722321136
Tradutor: Fernanda Pinto Rodrigues

Sinopse:
É em Persuasão, o último romance acabado de Jane Austen, que encontramos a sua heroína mais notável – Anne Elliot. Naquela que é a sua obra mais amadurecida, que descreve uma órbita de afastamento nítida em relação ao tom predominantemente satírico dos seus anteriores romances, Austen trata o carácter e os afectos da protagonista de uma forma que, sem perder totalmente de vista a ironia, é, sem sombra de dúvida, muito mais terna, e anuncia já uma percepção mais aberta e dinâmica da personalidade e comportamentos humanos. Uma história de amor, desenvolvida com profundidade e subtileza, proporciona o campo ideal para um estudo reflectido, que sustenta na sua linha de horizonte o complexo relacionamento entre os dois sexos, e no qual homem e mulher surgem como seres moralmente análogos.

Opinião:
Depois da desilusão que foi o Ema dou graças por ter pegado no Persuasão. Fez-me acreditar novamente em Jane Austen e nas suas capacidades fascinantes para contar uma história.

Deste vez ficamos a conhecer Anna Elliot. Alguém pacato, que não gosta de confusões. Que tem o maior coração, tenta ajudar toda a gente e tem imensa paciência. Sendo que de certa forma tem tendência para colocar o bem estar dos outros à frente do seu. É impossível ficar indiferente a esta personagem e ao seu intelecto. Dona de bastantes conhecimentos e inteligência é normalmente relegada para segundo plano e ignorada devido aos seus modos mais calmos. Adorei estar na cabeça de Anna e ver como ela analisa e processa tudo aquilo que a rodeia. Nomeadamente as interacções de Wentworth com a própria e com os outros.

Como não podia deixar os personagens que fazem parte da família de Anna são uns idiotas. Gastam mais do que aquilo que tê, não dão valor à Anna e às suas opiniões, só querem saber do estatuto e na opinião do leitor estão sempre a fazer figuras de parvos por mais que tivessem o comportamento típico das pessoas daquela época.

Relativamente ao título, andei a fazer alguma pesquisa acerca do mesmo e compreendo perfeitamente o porquê do irmão de Jane Austen ter escolhido este título. Afinal foi a Persuasão de Lady Russell que levou a que Anne renegasse o Capitão Wentworth quando eram mais jovens. Mesmo hoje em dia a maior parte dos personagens pretende persuadir Anna a fazer o que eles querem ou o que acham que é melhor para ela sem dar a devida atenção aos seus sentimentos.

Este é sem dúvida um romance com uma maturidade diferente daquela que verifiquei em Orgulho e Preconceito em que apesar de tudo a história parece ter um ambiente mais leve e situações mais irónicas e caricatas.



12 comentários:

  1. Jane Austen é sempre uma boa escolha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Efetivamente! Até agora o que menos gostei foi o Emma. Mas de resto dos poucos que li gostei imenso de todos. =)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Pelo que já ouvi dizer, tirando o Emma, todos os livros de Jane Austen são bons. Vamos lá ver quando consigo ler mais algum ;)

      Eliminar
  3. Gostaria de ler, parecer ser muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De Jane Austen já li o Persuasão, Orgulho e Preconceito e Ema. Posso dizer que adorei os dois primeiros! Aconselho seguramente.

      Eliminar
  4. Gosto muito de Jane Austen. Aconselho também Catherine Cookson.Adoro o género.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão. Vou dar uma vista de olhos ;)

      Eliminar
  5. Adoro este livro! Depois de o ler tornou-se o meu preferido de Jane Austen, e um dos favoritos de sempre! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dos meus favoritos de sempre não digo, mas que o adorei isso sim! E para o ano pretendo ler o Sensibilidade e Bom Senso e gostar tanto como deste e do Orgulho e Preconceito! =D

      Eliminar
  6. De Jane Austen já li "Orgulho e Preconceito", "Sensibilidade e Bom Senso" e "Emma". Deste três realmente "Emma" foi o que menos me cativou (e "Orgulho e Preconceito" o que gostei mais). Já tenho lido críticas muito positivas a "Persuasão" e provavelmente será o que vou ler a seguir desta autora, para além de "Mansfield Park" e "A Abadia de Northanger" que tenho igualmente em lista de espera. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho para ler este ano o northanger abey e o sensibilidade e bom senso. Estou muitooo curiosa! =D

      Eliminar