sábado, 30 de janeiro de 2016

Opinião - Sonhos de Deuses e Monstros

Ficha Técnica:
Autor: Laini Taylor
Título Original: Dreams of Gods & Monsters
Série: Entre Mundos, #3
Páginas: 496
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720047663
Tradutor: Elsa T. S. Vieira

Sinopse:
Dois mundos estão à beira de uma guerra cruel. Através de um assombroso ardil, Karou assumiu o controlo da rebelião das quimeras e tem a intenção de as desviar do caminho da vingança extrema. O futuro depende dela.
Quando o brutal imperador serafim traz o seu exército para o mundo humano, Karou e Akiva estão finalmente juntos - se não no amor, ao menos numa aliança provisória contra um inimigo comum. É uma versão alterada do seu antigo sonho, mas ambos começam a ter esperança de que será possível forjar um destino alternativo para os seus povos e, talvez, para si próprios.
Porém, com ameaças ainda maiores a desenharem-se, serão Karou e Akiva fortes o suficiente para se erguerem entre anjos e demónios?

Das cavernas dos Kirin às ruas de Roma, humanos, quimeras e serafins lutam, amam e morrem num cenário épico que transcende o bem e o mal, nesta impressionante conclusão da trilogia bestseller Entre Mundos.

Opinião:
O primeiro mês do ano chegou e não podia deixar de o começar, sem antes retirar um papelinho do meu frasco de desafios literários. A sorte ditou que, durante este mês de Janeiro, teria de ler "O último livro de uma série/trilogia" e Sonhos de Deuses e Monstros foi a minha escolha.

Já estava, há algum tempo, com vontade de encerrar este capítulo e saber como esta história de Quimeras e Serafins iria terminar. 

A narrativa começa com uma nova personagem, muito interessante e misteriosa: Eliza, uma mulher das ciências, humana, que é uma verdadeira caixinha de surpresas e que veio, sem dúvida, dar um toque especial à conclusão desta trilogia. Para além deste início diferente, que não esperava, a história começa a desenrolar-se no ponto em que o livro anterior a deixou: Jael desce à Terra com os Domínios, o exército de Serafins que comanda, e Karou está prestes a regressar a Eretz com as Quimeras revenantes, sob o comando do Lobo Branco, agora Ziri, para se juntar aos Ilegítimos de Akiva e formarem uma aliança contra a ameaça iminente.

Gostei muito desta leitura! Não esperava que fosse tão agradável quanto foi, tendo em conta a dificuldade que tive em ser agarrada pelos livros anteriores, que só me captavam verdadeiro interesse tardiamente, leia-se para lá da sua metade. Felizmente, com este Sonhos de Deuses e Monstros, tal não se verificou. Talvez, em parte, devido a Eliza, esta nova personagem que tanto me intrigou e que foi fácil de gostar. A autora fez um bom trabalho ao introduzi-la na trama, aguçando a nossa curiosidade e concluiu, encaixando-a muito bem, qual peça de um puzzle, num dos grandes mistérios desta história.

Adorei, finalmente, saber a história dos Caídos, que estava mortinha por conhecer desde o primeiro livro! Posso dizer que me senti compensada e que valeu a pena a espera, pois isto, bem como o desvendar dos enigmas dos Stelianos, foi para mim o ponto alto do livro. Só tenho pena que não tenha sido um assunto mais desenvolvido. A autora tinha tanto por onde pegar, depois destas revelações... Podia ter levado a história tão mais além, mas não o fez, o que foi uma pena... 
Também o treino de Akiva e a tarefa especial de Karou, podiam ter sido mais explorados, especialmente por serem momentos por nós já aguardados... 

Em vez de tudo isto, temos um final em aberto, em que antevemos o que irá, provavelmente, acontecer. Não desgostei, mas estes foram, sem dúvida, os pontos fracos da obra, junto com o "drama adolescente" que me pareceu mais presente e desnecessário e que fiz por ignorar. 
Ao menos pude regozijar-me com o destino de Ziri, um personagem pelo qual nutro um carinho especial, que mesmo não sendo de todo surpreendente, mereceu-o a 100%.  

Resumindo e concluindo, apesar dos seus pontos negativos (ou menos positivos), Sonhos de Deuses e Monstros foi um livro que gostei muito de ler e me cativou, que deu à trilogia Entre Mundos uma conclusão satisfatória, apesar de imperfeita.











Opinião livro 1A Quimera de Praga (Entre Mundos, #1)
Opinião livro 2Dias de Sangue e Glória (Entre Mundos, #2)
Opinião livro 2.5Night of Cake & Puppets (Daughter of Smoke & Bone, #2.5)

Sem comentários:

Enviar um comentário