sábado, 2 de janeiro de 2016

Revisitando 2015...

Se existe uma palavra em que posso resumir o meu ano literário é: preguiçoso. Este ano li consideravelmente menos livros do que o ano passado. Não só a quantidade de livros diminuiu como posso ainda dizer que o tipo de livros que li foi, na sua maioria, livros de rápida leitura e que considero sem grande conteúdo. Enquanto que o ano passado li cerca de 169 obras este ano fiquei-me pelas 138.

A maior parte dos livros que li são o que chamo de "tradicionais". Contudo li algumas antologias, alguma BD, pelo menos um livro que se pode considerar para crianças e vários contos individuais. Segundo as contas que efectuei, por alto, li mais livros "tradicionais" este ano do que o ano passado, e a maior parte dos contos lidos faziam parte de antologias. Houve algumas antologia das quais apenas li um conto e nesse caso não considero que tenha lido uma antologia, mas sim um conto. O maior livro que li foi o Winter (este ano decidi que tinha que ultrapassar a minha preguiça de ler livros grandes),

A nível de qualidade, ou os meus gostos, tive algumas surpresas agradáveis. Voltei a apaixonar-me por autores que tinha esquecido o quão fantásticos eram e aprendi a valorizar outros que anteriormente não me tinham chamado propriamente a atenção. Ainda dei umas quantas 5 estrelas, mas no geral a classificação mais utilizada forma as 4 estrelas. Houve alguns livros de 2 estrelas, mas nenhum de 1 estrela. Assim sendo considero que de um modo geral fiz escolhas acertadas e a maior parte das obras foram capazes de concretizar o que esperava delas.

Como disse inicialmente este foi um ano preguiçoso. Se não fosse pelos desafios que me proponho a atingir teria ficado ainda mais aquém dos meus objectivos. A grande quantidade de livros/contos lidos foi no Kindle. A quantidade de livros emprestados que li é semelhante à quantidade de livros meus que li. Tendo em conta que não consegui atingir o meu objectivo de ler pelo menos 36 livros dá para perceber que este ano tive bastante preguiça em pegar no que tinha cá por casa. Arranjava sempre uma desculpa, ou eram muito grandes, ou não tinha nada que me estivesse a chamar a atenção, ou qualquer outra desculpa semelhante. Este foi sem dúvida o objectivo que mais me custou a atingir (tanto que não o fiz) o que me deixou algo triste e receosa que para o ano vá acontecer a mesma coisa.

Quanto aos restantes desafios no geral correram bastante bem. Atingi o objectivo em todos, mas o que mais gozo me deu foi o Finishing de Series. Obrigou-me a pegar em livros e autoras que andava a adiar indefinidamente e pude terminar algumas séries ou colocá-las em dias. Este vai ser um desafio que com certeza vou continuar para o ano. Vou tentar começar com as séries mais pequenas e daí partir para as mais longas. Um outro objectivo deste ano que não fazia parte de nenhum desafio era tentar não iniciar tantas séries novas. Assim sendo sempre que tinha que pegar num livro para um dos desafios tentava sempre que fossem stand alonne ou continuações de séries que já estava a seguir.

Se por um lado considero que foi um bom ano por ter descoberto ou redescoberto autores que adoro, por outro sinto-me desapontada comigo mesma por não ter sido capaz de resistir à tentação de ler no Kindle. Deveria ter-me focado mais nos livros que tenho cá por casa e isso não aconteceu. Espero sinceramente que para o ano as coisas corram melhor.

Não posso deixar também de recordar que 2015 foi um ano que trouxe algumas mudanças para o blog. A Rita passou a fazer parte deste pequeno cantinho e assim sendo o blog ganhou a nível de opiniões diversificadas. Ao mesmo tempo tivemos os nossos primeiros passatempos graças também à Rita. Conto para 2016 ver algumas alterações no blog, nomeadamente a nível de estética, mas vocês depois logo vêem.

Para finalizar quero-vos desejar a todos um óptimo 2016.

5 comentários:

  1. Bom ano! \o/
    Antes de mais obrigada, é com muito gosto que participo aqui no teu cantinho e espero por cá continuar :)
    Quanto às tuas leituras e desafios, acho que estiveste muito bem. Sempre conseguiste ler bem mais que eu :p Por aqui nunca consigo ler mais de 50 livros por ano, o que já considero um belo número, apesar de gostar de me superar um dia, quem sabe? ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ver que vais conseguir! Quem sabe até este ano nos transportes aproveites para ler mais! Ainda por cima tu que deves ter uma pilha bem maior que a minha :P

      Eliminar
    2. É verdade, pode ser que sim! É melhor nem se falar na minha pilha hahah :p

      Eliminar
  2. Olá Joana
    Ler deve ser um prazer.... se te focares em objectivos e metas de leitura acabas por tornares esse prazer numa quase obrigação! Relaxa, deixa fluir, lê apenas o que te dá prazer, te ensine alguma coisa, que te enriqueça.
    Tem um 2016 repleto de boas leituras, podem até ser poucas mas que sejam boas :D
    Beijinhos
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ler é sempre um prazer. Quando leio alguma coisa para um desafio se não gostar não leio até ao fim. Os desafios servem mais para me dar um empurrão na direcção certa. Todos os livros que tenho são livros que me interessam e que quero ler, simplesmente esqueço-me disso e deixo-me encantar por outras opções. Claro que quando me "obrigo" a pegar neles penso: "Porque raio demorei tanto?".
      Bjs e boas leituras também para ti =)

      Eliminar