quinta-feira, 30 de junho de 2016

Opinião - The Unexpected Everything

Ficha Técnica:
Autor: Morgan Matson
Páginas: 528
Editor: Simon & Schuster Books for Young Readers
ASIN: B015WNZ1KI

Sinopse:
From Morgan Matson, the bestselling author of Since You’ve Been Gone comes a feel-good story of friendship, finding yourself, and all the joys in life that happen while you’re busy making other plans.

Andie has a plan. And she always sticks to her plan.

Future? A top-tier medical school.
Dad? Avoid him as much as possible (which isn’t that hard considering he’s a Congressman and he’s never around).
Friends? Palmer, Bri, and Toby—pretty much the most awesome people on the planet, who needs anyone else?
Relationships? No one’s worth more than three weeks.

So it’s no surprise that Andie’s got her summer all planned out too.

Until a political scandal costs Andie her summer pre-med internship, and lands both she and Dad back in the same house together for the first time in years. Suddenly she’s doing things that aren’t Andie at all—working as a dog walker, doing an epic scavenger hunt with her dad, and maybe, just maybe, letting the super cute Clark get closer than she expected. Palmer, Bri, and Toby tell her to embrace all the chaos, but can she really let go of her control?

Opinião:
Este é o primeiro livro que leio da autora e tenho desde já a dizer que gostei bastante. Basicamente este conta a história de Andie, mas ao mesmo tempo conta a história do seu grupo de amigos e de como este grupo evolui ao longo do tempo.

Logo ao início dá para perceber que Andie é uma rapariga bem comportada que tem a vida toda planeada. Isto não quer dizer que não goste de se divertir e estar com os seus amigos, contudo por normal fá-lo de maneira responsável. Visto que Andie tem a vida toda planeada é um grande choque quando um acontecimento faz com que a sua vida dê uma volta de 180º. Andie perde o seu estágio de Verão e acaba por ter que arranjar emprego a fazer outra coisa qualquer, neste caso a passear cães. É assim que acaba por conhecer Clark, o seu futuro parceiro romântico.

De uma maneira gostei bastante dos personagens apresentados, não só dos principais como também dos secundários. A autora faz um retrato bastante real do que é a adolescência focando determinados aspectos que podem parecer mais complicados. Adorei a maneira como a relação deste grupo de amigos é apresentada e todas as dinâmicas que nos são apresentadas e a maneira como são exploradas.

Contudo o mais interessante não é o romance que se desenvolver entre Andie e Clark. O mais interessante foi ver como Andie cresce ao longo da narrativa, bem como a relação com o seu pai evolui. Ao início Andie quer controlar tudo. Quer controlar os seus sentimentos, tem uma política de não se envolver com ninguém para além do estritamente necessário, o que faz com que as suas relações não durem muito. Ao conhecer Clark as coisas começam a mudar e foi interessante ver como aos poucos ela foi mudando e se foi apercebendo do que é realmente estar apaixonado por alguém, saber que essa pessoa está lá para nós e que queremos estar lá para ela. Houve alturas em que a Andie se assustava com aquilo que se apercebia e houve alguns recuos da sua parte, mas ela sempre lutou por ultrapassar esses momentos e tirar o melhor partido daquilo que a vida lhe proporcionava. E aí outro aspecto da personalidade de Andie que esta teve que ultrapassar, a sua necessidade de controlar tudo. Aos poucos essa obsessão foi desaparecendo e foi engraçado ver como as suas acções iam mudando de forma coerente.

O retrato que a autora faz da relação entre Andie e o pai é também bastante real. Quantas vezes não acontece os pais deixarem de estar com os filhos e entregarem-se a sua educação a terceiros, para que mais tarde quando não têm nada que fazer se lembrem que são pais e que é suposto imporem regras? É fácil compreender a revolta de Andie para com um pai sempre ausente e que de repente se lembra que tem uma filha. Principalmente quando até existia anteriormente uma relação boa e de um momento para o outro uma pessoa se fica a sentir abandonada. Claro que acabou por haver explosão, mas a partir daí as coisas foram melhorando e gostei de ver como se estabelecia uma nova harmonia entre pai e filha.

Para finalizar não posso deixar de referir o final. Gostei dele, não gostei foi da maneira como a autora o foi construindo. Desde o início da história que foi fácil perceber qual a catástrofe que iria acontecer e que eventualmente iria separar o casal, e isto foi a única coisa que me desagradou durante o livro. O facto de ser de caras o que se estava a passar e ninguém percebia. Contudo não estava à espera que afectasse de forma tão proeminente a amizade de duas das personagens. Foi assustador, mas ao mesmo tempo real. Infelizmente por vezes verdadeiras amizades estragam-se pelas mais diversas situações. Neste caso foi um acumular de várias coisas, não propriamente coisas más que tenham acontecido, mas as personagens em questão eram tão chegadas que acabavam por se perder uma na outra. Para as outras pessoas elas funcionavam quase como uma entidade e no final cada uma teve que perceber qual era o seu caminho e quem é que realmente eram quando separadas. Foi algo doloroso, mas ao mesmo tempo real. E por isso um dos momentos mais marcante do livro para mim.

Pela opinião que vai extensa dá para perceber que foi um livro que gostei bastante e que recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário