sábado, 18 de junho de 2016

Opinião - Uprooted

Ficha Técnica:
Autor: Naomi Novik
Páginas: 465
Editor: Del Rey
ASIN: B00KUQIU7O

Sinopse:
Naomi Novik, author of the bestselling and critically acclaimed Temeraire novels, introduces a bold new world rooted in folk stories and legends, as elemental as a Grimm fairy tale.

“Our Dragon doesn’t eat the girls he takes, no matter what stories they tell outside our valley. We hear them sometimes, from travelers passing through. They talk as though we were doing human sacrifice, and he were a real dragon. Of course that’s not true: he may be a wizard and immortal, but he’s still a man, and our fathers would band together and kill him if he wanted to eat one of us every ten years. He protects us against the Wood, and we’re grateful, but not that grateful.”

Agnieszka loves her valley home, her quiet village, the forests and the bright shining river. But the corrupted Wood stands on the border, full of malevolent power, and its shadow lies over her life.

Her people rely on the cold, driven wizard known only as the Dragon to keep its powers at bay. But he demands a terrible price for his help: one young woman handed over to serve him for ten years, a fate almost as terrible as falling to the Wood.

The next choosing is fast approaching, and Agnieszka is afraid. She knows—everyone knows—that the Dragon will take Kasia: beautiful, graceful, brave Kasia, all the things Agnieszka isn’t, and her dearest friend in the world. And there is no way to save her.

But Agnieszka fears the wrong things. For when the Dragon comes, it is not Kasia he will choose.

Opinião:
Desde que este livro foi lançado que me apercebi da quantidade de pessoas que falavam bem dele. No geral foi um livro bastante bem recebido pelos leitores e que foi alvo de reviews bastante positivas. Assim sendo foi com algum entusiasmo que iniciei o livro, e se por um lado gostei bastante da premissa, achei que o desenvolvimento da mesma deixou bastante a desejar. Principalmente na recta final da narrativa. Tendo em conta que não estou propriamente dentro do folclore que foi usado como base para a história, ainda pensei que o desenvolvimento que a autora deu à narrativa poderia daí advir. Contudo começo a duvidar um pouco dessa ideia.

Basicamente esta é a história de Agnieszka. Desde pequena que ela sempre soube que a sua melhor amiga, Kasia, iria ser escolhida para ir morar durante 10 anos com o Dragão. Não só ela é bonita, como também é bastante capaz, inteligente e corajosa. Tudo aquilo que o Dragão parece admirar. Contudo no dia da escolha toda a gente é surpreendida quando em vez de Kasia o Dragão escolhe Agnieszka.

É a partir daqui que a história se desenvolve e que começamos a perceber o que se passa. Praticamente a floresta tem vida e não só "caça" pessoas como também está a começar a tentar invadir as aldeias que vivem nela. Quanto às pessoas caçadas, estas podem voltar, mas contaminadas e diferentes ou podem não voltar de todo.

Ao ir viver com o Dragão, Agnieszka acaba por descobrir qual a particularidade em si que levou o Dragão a escolhê-la. E enquanto ao início parece que ela é algo totó, a verdade é que ela simplesmente não está preocupada em agradar e nem sequer tem a noção daquilo de que é capaz. Contudo à medida que a história se vai desenrolando Agnieszka começa a crescer e começamos a perceber que na realidade ela é bastante inteligente e com uma capacidade surpreendente para se adaptar às mais variadas situações. Ao mesmo tempo é uma personagem com um coração enorme que não mede os riscos a correr desde que o seu objectivo seja ajudar os outros.

Quanto ao Dragão, é um personagem mais distante e parece algo frio e desdenhoso, contudo ao longo da narrativa e através das explicações da Agnieszka o leitor começa a perceber o seu feitio e a gostar dele. Quanto à Kasia, esta tem um papel bastante importante na história e torna-se em algo bastante especial.

A floresta em si é bastante assustadora, tanto pela maneira como age como pelos objectivos que tem. Conhecer a história do que ela é e de como foi formada foi bastante gratificante. No final fica uma sensação de tristeza pelo que poderia ter sido. Contudo ao mesmo tempo o leitor sente-se reconfortado com o final que a autora nos dá. Mostrando que o importante é a bondade, a compreensão e a aceitação.

E por tudo isto poderia ter adorado o livro, e a verdade é que gostei bastante dele até mais de metade. Contudo chegou uma altura em que achei que a autora começava a enrolar a narrativa. Isto foi a partir do momento em que Agnieszka partiu para a corte. Não só a autora começou a enrolar como a partir daí os acontecimentos foram completamente descabidos, não se enquadrando no tipo de história que estava a ser contada. Havia situações que apareciam do nada sem qualquer tipo de explicação ou sentido, o que me deixou cada vez mais frustrada porque não existia qualquer raciocínio lógico para o que estava a acontecer ou a maneira de agir dos personagens.

Assim sendo um final que poderia ter sido sublime e cheio de sentimento deixou-me algo insatisfeita porque já estava tão impaciente por chegar ao final que nem sequer consegui aproveitá-lo. Neste momento logicamente consigo ver como o final encaixa no todo da narrativa e como foi bem pensado e conseguido, mas continuo a sentir que não foi suficiente porque os meus sentimentos negativos continuam a influenciá-lo.

Só posso dizer que apesar de ter gostado, fiquei um bocado desiludida. Contava gostar muito deste livro e acabei por achar que é engraçado, mas nada de especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário