quinta-feira, 7 de julho de 2016

Opinião - O Segredo da Minha Irmã

Ficha Técnica:
Autor: Diane Chamberlain
Título Original: The Silent Sister
Páginas: 384
Editor: TopSeller
ISBN: 9789898491749
Tradutor: Maria do Carmo Figueira

Sinopse:
Uma perda devastadora. Um segredo escondido durante mais de 20 anos. Mas… estará a verdade prestes a emergir?
Depois da morte do pai, Riley MacPherson regressa a casa para organizar as cerimónias fúnebres e tratar da divisão dos bens. No entanto, em vez de conseguir fechar um ciclo doloroso e encontrar a tranquilidade de que tanto precisa, Riley depara-se com a possibilidade de, afinal, ter sido adotada.
Teria, realmente, vivido 25 anos a acreditar numa mentira? Que outras revelações estarão ali, prontas para serem descobertas? Confusa e sedenta de respostas, inicia uma investigação arriscada para encontrar toda a verdade sobre a sua origem. Uma busca emocionante que acaba por desenterrar informações e factos misteriosos acerca da sua irmã Lisa, uma violinista-prodígio que, dizem, teria cometido suicídio há mais de 20 anos.
À medida que as peças do puzzle se encaixam, Riley percebe que nada é o que parece. Resta saber se estará preparada para a verdade e se será capaz de a aceitar de braços abertos.
Uma história arrebatadora, com personagens apaixonantes e reviravoltas inesperadas. Um enredo misterioso que nos prende a cada virar de página.

Opinião:
Neste livro ficamos a conhecer a história de Riley. Após a morte do seu pai Riley tira férias de modo a conseguir organizar tudo aquilo que o pai deixou para trás. Assim sendo Riley volta para a casa da sua infância onde aos poucos vais descobrindo que aquilo que sabe acerca de determinados acontecimentos não é a verdade.

Os personagens que dão vida à narrativa são bastante variados. Riley é alguém positivo, que tenta a todo o custo aproximar-se do irmão e tornar a sua vida melhor. Ao mesmo tempo é alguém que tenta chegar à verdadeira história acerca da morte da sua irmã. Riley é alguém cheia de força de vontade, que não se deixa abater pelas diversas tentativas falhadas, nunca desistindo de lutar por aquilo que acredita. Em contrapartida o seu irmão, Danny, é alguém completamente destruido, que vive diaramente com fantastamas que não o deixam dormir descansado. É no decorrer da narrativa que percebemos que a maior parte desses fantasmas não está relacionado com a guerra em que participou, mas sim com aquilo que sofreu enquanto criança após a morte de Lucy.

Outros personagens interessantes são, Jeannie, a melhor amiga da já falecida mãe de Riley, e namorada do pai de Riley. Ao início foi difícil gostar dela. Achei-a demasiado intrometida, sempre a tentar forçar Riley a avançar no processo de se desfazer as coisas so pai, sem lhe dar tempo para respirar. Sempre a agir como se a casa lhe pertencesse e ela é que soubesse o que era melhor para Riley. Contudo após algumas revelações consegui perceber o porquê de ser assim, e passei a gostar bastante dela. Também Lucy, a irmão de Riley é uma voz interessante. Uma autêntica lutadora. A meio do livro ficamos a conhecer o que lhe aconteceu através de uma visita ao passado contada pelos seus próprios olhos. As decisões que tomou na vida não foram fáceis. E em certa medida se calhar foi mais feliz do que aquilo que merecia. Mas fiquei contente que tivesse uma segunda oportunidade.

No geral foi uma história interessante, com os seus momentos intrigantes. As questões colocadas, o modo como as respotas são obtidas, tudo isso contribui para o mistério que rodeia a morte de Lucy e para prender o leitor do início ao fim da narrativa. Contudo achei que o final foi muito fácil de se resolver. Teria gostado de um pouco mais de drama, um pouco mais de tempo para que a família se pudesse reconciliar. Achei tudo muito apressado e não senti uma verdadeira conexão entre Riley e Lucy.

Uma leitura agradável e interessante para quem gosta deste tipo de livros.
(Livro lido em parceria com o Segredo dos Livros)

Sem comentários:

Enviar um comentário