quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Opinião - The Ugly Dutchess

Ficha Técnica:
Autor: Eloisa James
Série: Fairy Tales, #4
Páginas: 384
Editor: Avon
ASIN: B007HB8GT2

Sinopse:
New York Times bestselling author Eloisa James gives the classic Hans Christian Andersen story of “The Ugly Duckling” a wonderful, witty, and delightfully passionate twist. The Ugly Duchess is another fairytale inspired romance from the unparalleled storyteller whose writing, author Teresa Medieros raves, “is truly scrumptious.” A sexy and fun historical romance, James’s winning tale of a glorious reawakening does not feature ducks and swans—rather it’s a charming story of a young woman unaware of her own beauty, suddenly duty-bound to wed the dashing gentleman who has always been her platonic best friend…until now.

Opinião:
Quem já conhece a autora sabe perfeitamente aquilo para que vai. Um romance histórico fofinho. Contudo este foi talvez um dos livros que menos gostei da autora.

O livro divida-se praticamente em duas partes, a primeira onde ficamos a conhecer os protagonistas e estes se casam e que acaba em desgraça, pois a protagonista descobre que o casamento que acabou de realizar não passa de uma farsa. Ainda poderia ter existido alguma volta a dar, mas a sua falta de confiança por ser chamada de patinho feio devido à sua fisionomia leva a que acredite em tudo aquilo que lhe é dito. Assim sendo acaba por existir um afastamento de 7 anos entre ela e o seu parceiro.

A segunda parte do livro pega pouco tempo antes de se finalizar este período de sete anos, onde descobrimos o que aconteceu  durante este tempo a cada um deles, Theo tornou-se uma mulher independente e dona de negócios estáveis, além de se ter tornado uma pessoa completamente fechada para os prazeres da vida e com uma pequena obsessão por organização. Já James tornou-se um pirata, ou privateer, como lhe chamam, além de se ter tornado num homem mais confiante e que sabe aquilo que quer.

Assim sendo estão lançados os dados para mais um romance onde a heróina se faz de difícil, e o herói vai fazer de tudo para derrubar as barreiras que se entre põem entre si e a sua amada. Foi interessante ver como a Theo cresceu ao longo do tempo e aprendeu a aceitar-se a si própria, apesar de algumas vezes ainda se sentir magoada com aquilo que dizem acerca dela. Contudo acabou por encontrar bons amigos que realmente a apoiam e que a ajudaram ao longo de todo o tempo que passou sozinha. Não existe nenhum drama mais para o final do livro, algo que os possa separar porque isso já aconteceu de início, o que torna o livro ligeiramente diferente do normal.

Contudo houve coisas de que não gostei. Nomeadamente não gostei que fosse tão fácil para a Theo voltar a entregar-se ao James depois de saber que ele esteve com outras mulheres após a separação. Para todos os efeitos eles eram casados, e acho que a Theo deveria ter mostrado mais o quanto isso a magoou. Sei que não é nada que não acontecesse na altura em que a história se passa e que era uma coisa aceite pelas mulheres e pela sociedade, contudo não estou habituada a que seja dada tão pouca importância a esta situação e isso fez-me distanciar dos personagens. Outro ponto negativo é a maneira como a Theo dá tanta importância ao comportamento adequado, e como dá tanta importância aos criados e às coisas mais materiais. Apesar de ter muito boa cabeça para gerir uma casa parece não conseguir fazer nada sem que tenha uma série de criados ao seu dispor. Sei que nesta época isso era habitual, mas gosto de protagonistas mais desenrascadas e capazes e esta necessidade da Theo irritou-me solenemente ao longo de todo o livro.

Foi um livro agradável para passar o tempo. Esperava um pouco mais, mas não quer dizer que não tenha servido para me entreter. Assim posto espero ler com brevidade a novela que contempla o primo de James e que fala um pouco da sua história.

Sem comentários:

Enviar um comentário