terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Opinião - Bronw Girl Dreaming

Ficha Técnica:
Autor: Jacqueline Woodson
Páginas: 353
Editor: Nancy Paulsen Books
ASIN: B00M3Q6ONG

Sinopse:
Jacqueline Woodson, one of today's finest writers, tells the moving story of her childhood in mesmerizing verse.

Raised in South Carolina and New York, Woodson always felt halfway home in each place. In vivid poems, she shares what it was like to grow up as an African American in the 1960s and 1970s, living with the remnants of Jim Crow and her growing awareness of the Civil Rights movement. Touching and powerful, each poem is both accessible and emotionally charged, each line a glimpse into a child’s soul as she searches for her place in the world. Woodson’s eloquent poetry also reflects the joy of finding her voice through writing stories, despite the fact that she struggled with reading as a child. Her love of stories inspired her and stayed with her, creating the first sparks of the gifted writer she was to become.

Opinião:
Opinar poesia não é de todo a minha praia. Não sou experiente na matéria e por isso é complicado para mim analisar se aquilo que estou a ler é bom ou não. Posso achar simplesmente que não é bom porque não percebo o tipo de poesia que estou a ler ou vise-versa.

Assim sendo o que posso dizer acerca deste livro é que no início me custou um pouco a conseguir perceber a maneira como a autora escreve e perceber o ritmo correcto para ler os seus versos. Mas assim que lhe apanhei o jeito foi fácil de ler estes versos com o devido ritmo. Levando a que quisesse sempre ler um pouco mais e saber o que vinha a seguir.

As memórias que a autora pretende transmitir são vividas e é fácil perceber aquilo que muitas vezes está subentendido nas suas observações do seu  tempo enquanto criança. É triste ver as dificuldades porque a autora e a família passaram, mas ao mesmo tempo é gratificante ver como mesmo assim a autora teve uma infância feliz rodeada do carinho da sua família.

Parece-me ser um retrato fidedigno do que se vivia na América naquele tempo, apesar de não ser uma perita no assunto. Outro ponto que gostei é o modo como a autora nos vai mostrando o aparecer do seu amor pelas palavras e como este vai evoluindo. Ficou a curiosidade de ler outros livros da autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário