sábado, 28 de janeiro de 2017

Opinião - A Crown of Swords

Ficha Técnica:
Autor: Robert Jordan
Série: Wheel of time #07
Páginas: 762
Editor: Orbit
ISBN: 1857234030

Sinopse:
Elayne, Aviendha and Mat come ever closer to the bowl ter'angreal that may reverse the world's endless heatwave and restore natural weather. Egwene begins to gather all manner of women who can channel - Sea Folk, Windfinders, Wise Ones, and some surprising others. And, above all, Rand faces the dread Forsaken Sammael, in the shadows of Shadar Logoth, where the blood-hungry mist, Mashadar, waits for prey...

Opinião:
Foi com algum receio que comecei a leitura deste livro. Tinha bastante receio relativamente ao tempo que o iria demorar a ler visto que o último livro que li do autor levou-me quase um mês a ler, dai que tenha ficado bastante satisfeita quando o consegui terminar em menos de uma semana.

Foi uma leitura compulsiva. Cheia de acção desde o início até ao fim. Desta vez não senti que o autor estivesse a arrastar a história e que existissem descrições repetitivas e desnecessárias. Pelo menos não em demasia. No geral o autor é bastante descritivo, e por isso não deixou de haver alturas em que achei que era de mais, mas este facto não me incomodou tanto como anteriormente o que me fez apreciar mais a leitura.

Neste livro continuamos a seguir a história de Matt, Perryn, Rand, Elayne, Eugwene e Nynaeve. Existem outros personagens que também aparecem, mas essencialmente a história pertence a estes. Existem bastantes desenvolvimentos importantes para o desenrolar da história, nomeadamente o encontrar da taça que irá permitir aos nossos heróis reverter o tempo quente e seco que se faz sentir. Ao mesmo tempo existe uma grande evolução relativamente a determinados personagens e revelações inesperadas fazem com que o leitor se sinta surpreendido. O destino de alguns personagens que tinham andado desaparecidos é revelado, e foi interessante ver as alterações que dai adviram.

É difícil explicar o porquê de o livro ser interessante sem falar em pormenores específicos, daí preferir não me alongar na minha opinião. Vou apenas referir ainda dois aspectos que me deixaram algo desiludida. Um deles tem a ver com Nynaeve, acontece algo com esta personagem, algo que estamos à espera de ver a acontecer à algum tempo, e estava à espera de alo ligeiramente mais climático, o que não aconteceu. O outro aspecto que me deixou desiludida prende-se com o clímax da história. Achei-o um bocado morto, resolvido bastante depressa. Estava à espera de uma grande batalha, o que não aconteceu. Simplesmente num momento estava tudo a acontecer e no outro estava tudo acabado. E o pior é que nem percebi muito bem o que aconteceu. Ainda li o parágrafo duas ou três vezes. Fiquei com uma ideia do que poderia ter acontecido, mas ainda tive que me ir certificar.

De qualquer modo foi uma leitura bastante positiva, que me deixou entusiasmada para ler os próximos livros. Conto ler pelo menos mais três livros da série este ano, e se foram todos tão bons como este acredito que não será nenhum problema atingir este objectivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário